O Vento me disse...#40 - O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su e Kate Rorick

by - 15:22


O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Autor (a): Bernie Su e Kate Rorick
N° de páginas: 364
Editora: Verus Editora
Ano: 2014
Skoob: aqui
Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...
"O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida
Como boa amante de Orgulho e Preconceito, obra máxima da grande escritora britânica Jane Austen, fiquei mais que curiosa para ler O Diário Secreto de Lizzie Bennet, uma adaptação moderna do livro da Austen. Confesso que me surpreendi, me peguei várias vezes associando uma situação do livro com a do enredo "original". Isto, aliado ao humor peculiar que foi empregado na trama, me deixou feliz em ter lido esse livro, que foi lançado aqui no país em 2014 pela Verus Editora.

A trama gira em torno de Lizzie Bennet, uma mulher de vinte e quatro anos que está perto de terminar a pós-graduação na área de comunicação e que para começar a tese, precisa terminar um trabalho sobre mídias e o poder da comunicação. Para tanto, ela cria um vlog contando tudo o que se passa na sua vida; desde a insistência da sua mãe em ver as filhas casadas, os novos- e possíveis maridos- vizinhos, os problemas financeiros da família e as confusões com as irmãs. Além do vlog, a Lizzie mantém um diário e é através dele que a trama é narrada. Confesso que essa forma narrativa apesar de permitir uma aproximação absurda da protagonista - afinal, conhecemos seus medos, anseios e felicidades -, me deixou, a principio, um pouco irritada. O bom é que no decorrer da história fui me acostumando e o saldo final foi positivo.

A grande sacada dos autores, ao meu ver, foi inserir às mídias sociais dando um ar atual á trama ao tempo que conseguiram seguir os principais acontecimentos de Orgulho e Preconceito. Isso foi uma ideia bem pensada e inteligente. Amei perceber que a Lizzie do século XXI continua tão perspicaz e irônica com o meio em que vive, tanto o quanto como a Lizzie do século XIX. Também gostei de observar que as características de outros personagens permaneceram, como a da Sra. Bennet que continuou irritantemente casamenteira, a Jane que permaneceu encantadora e a Lydia que continuou arrumando confusão- pena que as outras duas irmãs Bennet não tenha sido inseridas na história. :(

O único personagem que não senti ser tão bem representado foi o Darcy, veja bem, não estou dizendo que ele foi descaracterizado, não é isso. É que senti que mostraram- ou pelo menos foi mais perceptível - o lado tímido dele, mais do que o orgulhoso, entendem? Foi algo mais parecido com o Darcy representado pelo Matthew Macfadyen no filme de 2005 do que o Darcy do Colin Firth da série da BBC de 1995. Quem já assistiu os dois sabe bem do que estou falando. Apesar disso, acho as interpretações de ambos fabulosas e acredito que o Darcy do livro continua odioso e amável, como deve ser.  

O único ponto que eu poderia criticar negativamente na história foi o fato da Lizzie se expor ao extremo, sei que essa verdade da comunicação dela com o público era fundamental para o trabalho que estava fazendo, mas, acho que certas coisas não deveriam ter sido divulgadas. Por outro lado, acompanhar o aprendizado e crescimento pessoal das irmãs Bennets foi algo mais que positivo. 

Enfim, acredito que o livro soube cumprir aquilo que propôs de uma maneira diferente, interessante e respeitável. Acho que aqueles que gostam da obra da Austen não vão se sair decepcionados se derem uma oportunidade para à trama. Eu recomendo, só tenham um pouco de paciência com a narrativa no início, vai valer a pena.


Curiosidade: 

Para quem não sabe, o livro foi baseado em um vlog chamado The Lizzie Bennet Diaries. O vlog durou mais ou menos 1 ano e contém uns 100° episódios. Os videos são estrelados por um grupo de meninas que deram uma nova roupagem ao livro Orgulho e Preconceito. Quem tiver interesse em assistir, é só acessar o link:


Gostou do post? Confira também!

30 comentários

  1. Olá, tudo bem? :)
    Baixei o e-book ainda ontem porque quero muito ler. Estou neste momento a ler o clássico Orgulho e Preconceito, o que tem sido muito difícil, devido à escrita, mas eu gosto da história em si, e fi assim que ao pesquisar mais, descobri esse livro e também os vlogs, que pretendo ver todos ainda estas férias.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Eu já li esse livro e gostei bastante da leitura. E também assisti ao vlog enquanto lia, o que a propósito é otimo. Também recomendo a todos que conheço.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá,tudo bem?
    Eu estou há um bom tempo querendo ler esse livro,mas é mais um dos que eu deixo para depois sem motivo aparente.Sou grande fã da Austen e por isso minha vontade de ler essas releituras é ainda maior.
    Adorei sua resenha.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia esse livro mas acho bem bacana quando livros mostram alguém que cria um blog ou vlog. Achei mesmo que ela se expôs demais mas como não li o livro não sei dizer se isso me incomodaria na leitura. Fiquei curiosa com o desenvolvimento e para saber mais sobre essa história..

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha!
    Tem tantas adaptações de Orgulho e Preconceito, até hj só li o original msm, mas sempre fico de olho por causa da minha mãe que é super fã da Jane!
    Esse livro parece ser bem legal por essa atualidade, leria se tivesse a oportunidade!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O livro orgulho e preconceito é um dos meus favoritos, e adorei saber que esse livro tem haver com ele, achei essa estória mais divertida e em alguns pontos semelhantes com o original.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Li os 6 livros da Jane Austen e sou apaixonada pelos romances da autora!
    Amo Orgulho e Preconceito, é sem dúvidas um dos meus favoritos da autora e da vida! Tenho muita curiosidade de ler O Diário Secreto de Lizzie Bennet, pois ela é uma das minhas personagens favoritas da Jane e achei bem legal o livro ter essa pegada mais moderna, fiquei bem curiosa para ver como é essa Lizzie do Século XXI!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, mesmo o livro sendo bem famoso desde o seu lançamento, acho que essa foi a primeira resenha que li dele e já fiquei com vontade de lê-lo. Ainda não li Orgulho e Preconceito, mas é uma obra que quero muito ler. Assim que lê-lo, certamente vou correndo ler O Diário Secreto de Lizzie Bennet !

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Também sou grande fã de Orgulho e Preconceito e da Jane Austen, já vi esse livro, mas nunca tive oportunidade em ler. Como quero ler todos os livros que mencione Orgulho e Preconceito e Lizzie Bennet, esse eu vou ler com certeza!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu já ouvi falar bastante desse livro mas nunca tive oportunidade de ir atrás para ler, sobre essa série já ouvi falar que é muito boa. Espero esse ano ainda conferir os dois e ver o que eu acho, pois parece ser super cativante e envolvente, apesar de eu nunca ter lido nada da Jane Austen, acredito que essa obra iria suprir o que eu espero.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nathi,

    Só li resenhas positivas sobre esse livro e a sua não é diferente. Eu nunca li Orgulho e Preconceito, ele está nas minhas próximas leituras e prometi a mim mesma que desse ano não passa. Não leria esse antes de lê-lo.
    Adorei sua resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nathi,

    Só li resenhas positivas sobre esse livro e a sua não é diferente. Eu nunca li Orgulho e Preconceito, ele está nas minhas próximas leituras e prometi a mim mesma que desse ano não passa. Não leria esse antes de lê-lo.
    Adorei sua resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Eu já ouvi falar desse livro e vejo que muita gente curtiu, mas eu não tenho interesse em embarcar nessa leitura, visto que o livro não faz o meu tipo. Simplesmente eu não me interessei pa história.
    Mas fico feliz que você tenha curtido a leitura, apesar de algumas coisas.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!

    Sabia que eu não li nada da Jane ainda?? Tenho curiosidade e medo de fazer a leitura. Pois é tão elogiada que tenho medo de não curtir.
    Sobre esse livro já vi algumas resenhas super positivas e gostei da forma que você ponderou os detalhes da obra. Mesmo com pequenas falhas é um livro agradável.
    Gostei disso! A dica está anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá Nathalia, tudo bem?
    Estou com esse livro na lista para ler há um bom tempo, mas ainda não li, por que estava esperando concluir a leitura de Orgulho e Preconceito.
    Uma das coisas que me agradaram em OeP foi a Lizzie e o fato de ela ser inteligente e perspicaz, portanto, gostei de saber que isso está presente em O Diário secreto de Lizzie Bennet.
    Adorei sua resenha e confesso que fiquei bom muita vontade de ler, mesmo com esse ponto negativo.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Eu achava que esse livro seria uma coisa que eu adoraria ler, mas eu acabei não ficando tão empolgada com a história, agora que eu li uma resenha sobre ele. Não que a sua resenha esteja ruim, muito pelo contrário. Acredito que a história não me cativou muito e achei a capa meio feia. E acredita que eu não li Orgulho e preconceito ainda? Pois é.. Acho que terei que ler antes de ler esse, caso for ler mesmo. haha

    beijo!

    ResponderExcluir
  17. Acredita que eu sou a doida das adaptações/releituras de Orgulho e Preconceito sendo que nem li a obra?? Amo demais esse livro e a web série, gostei de toda a linguagem atual e ser rica nos elementos clássicos do livro original, e essa coisa de exposição não me incomodou, pois só enxerguei como parte dos objetivos.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie...
    Eu AMO esse livro! E, discordo um pouco de você em relação ao Darcy, que fiquei completamente apaixonada por ele... Quem me dera fosse real rsrsrs...
    Mas, enfim o livro é realmente bom! A série é bem bacana também, lembro que quando acabei de ler o livro já corri pra assistir a série.
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca li Orgulho e preconceito, mas mesmo assim acredito que gostaria bastante desse livro. Isso de ser narrado na forma de diário e envolver mídias sociais muito me agrada!
    É uma pena que você não tenha gostado tanto assim do Darcy

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu já tentei a ler Orgulho e Preconceito e confesso que a leitura não fluiu, mas eu adorei a nova maneira que a historia foi contada. Acredito que por causa do novo cenario, eu iria gostar da historia.

    ResponderExcluir
  21. Já vi alguns vídeos do vlog, espero arrumar tempo logo para terminar de assistir. O livro eu ainda não consegui ler, mas também sou fã de Orgulho e Preconceito e fico muito feliz por saber que você recomenda, apesar de ter feito algumas ressalvas. Acho que o Darcy mais orgulhoso é muito mais interessante, mas não acho que isso vá atrapalhar minha leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá

    Sou fã de orgulho e preconceito e apesar de ja ter tio oportunidades de comprar esse livro nunca o comprei. Já vi alguns videos dela e a acho muito simpática. Mas sei lá, acho que é como você disse, ela se expor de mais meio que me incomoda, sou reservado e não entendo isso ahhaha

    Bjos
    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    faz um tempo que li esse livro e gostei bastante, mas não chegou a entrar na minha lista de favoritos... Realmente a autora conseguiu transportar as características dos personagens para a época atual, mas senti que faltou um pouco do encantamento, ou o que quer que seja, que me deixou apaixonada pelo clássico.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oie Nathalia!!
    Comprei esse livro assim que ele foi lançado por aqui, mas acredita que ainda não o li? Não sei dizer precisamente o porque, só perdi um pouco da vontade. De qualquer forma como fan de Orgulho e Preconceito pretendo lê-lo em algum momento ;) Gostei muito de suas considerações ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oii! Não li ainda Orgulho Preconceito, mas tenho bastante curiosidade por ser tão falando e recomendado! Também gostei bastante da premissa desse e adoro releituras então, com certeza está nos desejados <3 Resenha ótima!

    Beijão!
    http://www.loucaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie, tenho esse livro na minha lista há algum tempo e tenho uma super curiosidade em relação a ele. Adoro livros que envolvem diários, então esse é o primeiro ponto que me atrai nesse livro e ao contrário de achar que a narrativa pode me irritar acho que vou amar. Gosto também do envolvimento das mídias e do blog, afinal isso move o meio virtual hoje em dia. Fiquei já chateada por não ter todas as irmãs Bennett, já que eu gosto muito de todas e de suas intrigas. Gostei de descobrir essa curiosidade, que as meninas faziam um vlog com o tema de Orgulho e preconceito. Acho que eu vou gostar.

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bem?

    Já vi alguns videos dela e gosto bastante, quando vi que iria lançar o livro no Brasil fiquei bem feliz, mas ainda não tive oportunidade de ler. Creio que toda essa exposição é por conta do trabalho mesmo, é meio que a vida dela, eu ficaria bem incomodada.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Eu não me interessei muito pelo livro. Principalmente porque eu sei que me incomodaria com o inicio da história e largaria a leitura. Porém, como tem o filme, eu acho que vou assistir primeiro e se eu gostar, tento.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?

    Apesar de estarem há seculos na minha listinha, não li nenhum dos dois livros. Porém, depois dessa resenha espetacular, vou ter que remediar isso.

    Achei muito legal a proposta de trazer para a nossa atualidade uma história que foi escrita em outro século. Dá uma nova visão sobre ela, nos mostrando como os personagens seriam nos dias de hoje. Porém fiquei apreensiva durante a narrativa: nunca li um livro que fosse realmente um diário, então assim como você, não sei se vou gostar muito disso :(

    Enfim, obrigada pela dica, beijos ;)

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Achei muito interessante isso da menina criar um vlog para poder usar como conclusão de curso, provando o poder das mídias hoje em dia, mas meu interesse parou por aí, pois confesso que não tenho saco pra um mocinho estilo Darcy, gente como eu odeio mocinhos inocentes e que não sabem o que querem, é pior que quando é uma menina que não sabe kkkkkk
    Quem sabe um dia eu me animo, mas hoje neca

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora