Sou Noveleira #03 - Amor Real

by - 15:24



Existem novelas e existe, 'A' novela. E se posso definir uma que merecidamente pode ser precedida por um a em maiúscula é a novela mexicana Amor Real. Nesta, ao meu ver, tudo deu certo, desde a escolha do elenco, a adaptação da trama, canção, cenário, direção de câmeras, figurinos e produtores.

Amor Real foi produzida em 2003 pela Televisa através dos olhos da produtora Carla Estrada, que na época era considerada a melhor do gênero, sendo a mesma, responsável por grandes êxitos seguidos no Canal de las estrellas, realizando produções como: Maria Isabel, El privilegio del amar e Manantial.



Todas as tramas citadas foram protagonizadas pela atriz Adela Noriega e foram enormes êxitos tanto em audiência como de crítica. Adela, naquela época, já vinha sendo considerada por muitos a rainha das novelas mexicanas. A ela se uniu para fazer par romântico o ator Fernando Colunga. Que viu neste trabalho, a oportunidade de mostrar que era mais que um rostinho bonito e que sabia fazer um “mocinho” com um caráter mais forte e determinado.

Além do casal principal, nomes de peso também se juntaram a Carla, Mauricio Islas, Chantal Andere, Helena Rojo, Hernesto Laguardia e Ana Martin somaram-se a produção televisiva e trouxeram cada um, talento e magia aos seus personagens.

A novela em si possui ainda os grandes elementos de uma trama mexicana, ou seja, muito romance e poucos personagens. Mais o diferencial da mesma, foi os personagens e a história.



Os personagens apesar de ver suas historias girar de certa forma direta ou indiretamente aos protagonistas (o que é algo característico das novelas do México) possuíam alguma história em paralelo, ou seja, tinham a sua própria história.  Sem falar que, não existiu nenhum personagem que você falaria:- Deveria ser outro ator. – Esse é ruim demais”! Todos estavam perfeitamente caracterizados.

Quando falo da história, que foi magistralmente adaptada, devo dar os créditos a escritora Maria Zarattini. A mesma conseguiu adaptar uma obra já produzida para a TV de uma maneira incrível, já que, Bodas de Odio (novela em que foi baseada Amor Real) é considerada uma das clássicas novelas daquele país. Produzida em 1983, Bodas de Odio, foi um dos marcos de um dos grandes mestres produtores da TV mexicana, Ernesto Alonso. Cabe apontar, que a mesma é baseada na obra literária homônima da grande escritora Caridad Bravo Adams e era uma novela de época, ou seja, sua história era ambientada no México pós-independente.



A novela, contava a história de Matilde Peñalver (Adela Noriega), que para desespero de sua mãe Augusta, acaba se apaixonando por um simples militar, Adolfo Solís (Mauricio Islas). O que Matilde inicialmente não tinha a devida noção era que a situação financeira de sua família era critica e que por isso sua mãe e seu pai contavam com seu casamento com alguém de posição social elevada, para assim, conseguir salvar as finanças da família. Matilde era sonhadora, apesar de tudo, acreditava que casar por amor era o certo, era o que ela tanto desejava.

Neste meio tempo, vemos a ascendência de Manuel Fuentes Guerra (Fernando Colunga), um simples médico, filho bastardo de uma camponesa e de um grande fazendeiro. Que ver sua vida mudar quando é reconhecido pouco antes da morte do pai. Além de herdar toda a fortuna dos Fuentes Guerra o mesmo conhece e se encanta por Matilde.

Sem saber que ele é um filho bastardo, Ausgusta, junto com seu outro filho Humberto, criam um plano para separar Matilde de Adolfo. E juntar a filha mais nova a Manuel. A partir deste momento os três participantes desse triângulo amoroso irão viver uma grande história, uma história real.
Sabe meninas, aquele belo romance histórico que nós geralmente já lemos alguma vez nos livros, onde a mocinha é romântica e sofre um bocado e o mocinho é viril, bonito e meio que turrão? Daqueles que as vezes comete algumas burradas que da vontade de bater, e amamos o odiar? Pois é, Manuel tem muitas dessas caracteristicas..hehe


Pode ter certeza que irão gostar dessa novela, ela tem tudo isso e muito mais. E sabe o que acho melhor? É que a principal causa dos maus entendidos é acometida principalmente pelas atitudes dos próprios protagonistas, sabe?Não é aquela novela em que tem um vilão, que comete maldades por cima de maldades e só paga no final. 




Além disso, o trio formado na trama é maravilhoso, você realmente se pega em determinados momentos torcendo por Manuel e em outros por Adolfo (e olhe que isso é difícil de acontecer né? kkk).

Enfim, se alguém se interessou dá pra assistir a novela pelo youtube, tem ela em português e em español. Deixo ai embaixo o vídeo de abertura que além de ter cenas lindas possui uma música maravilhosa cantada pelo Sin Bandera.

E ai, alguém já assistiu? Já tinham visto falar? E o que acharam? 

Vídeo de abertura:


Até a próxima!

VOCÊ PODE CONFERIR A RESENHA ATUALIZADA NO SITE: NOVELAS MEXICANAS EM FOCO

Gostou do post? Confira também!

3 comentários

  1. Amo essa novela, Amor real é uma das minhas novelas mexicanas favoritas, acredito que é porque não há nela grandes vilões para atrapalhar a vida do casal, algo que geralmente acontece nas novelas mexicanas e que confesso que já estou cansada de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, sobre esse fato dos vilões acho que independem de ser mexicanas, brasileiras, colombianas... o fato é que é algo tradicional, faz parte da estrutura do gênero da telenovela. No caso das mexicanas isso é mais explorado pelo fato das coisas serem mais dramáticas e tal. No caso de Amor Real, concordo com você, ela é um diferencial nas novelas já produzidas pela Televisa.

      bju

      Excluir
  2. Novela perfeita...A mais nova versão, O que a vida me roubou, ambientada na época atual, não chega nem aos pés, dessa novela linda que é Amor Real.
    Pena que o Sbt não sabe aproveitar um novelão desses, a começar por ter exibido Amor Real num horário meio insosso: 14 horas...E ainda assim a novela deu conta do recado, conseguindo boa audiência para o horário. Porém,até hoje, 13 anos depois da primeira exibição no Brasil,não houve nenhuma reprise dessa história!
    Enquanto, A usurpadora e Maria do Bairro já virou programação anual fixa!!
    O Sbt é bem esquisito, viu, afff...

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora