O Vento me disse... #85 - Jovens de Elite - Marie Lu

by - 13:18


Jovens de Elite
Autora: Marie Lu
N° de páginas: 304
Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: Jovens de Elite  #01
Ano: 2016
Skoob: Aqui
Compre: Aqui

Bestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite é o início de uma saga arrebatadora. Perfeita para fãs de histórias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men.



   A primeira resenha do ano é de um livro que me surpreendeu no sentido de apresentar uma protagonista com tintes de vilã. Jovens de Elite da autora Marie Lu, publicado no Brasil pela Editora Rocco, é uma fantasia distópica que nos leva a um mundo onde uma peste atingiu a população, fazendo com que algumas pessoas fossem atingidas por uma mutação, dando certos poderes a quem as possuía e que os diferenciava dos demais seres humanos. Dessa forma, durante muito tempo os malfettos, como eram chamados esses seres, foram relegados a margem da sociedade e eram vistos como ameaças para a coroa que não hesitava em matar todo aquele que demonstrasse desenvolver o seu poder.

   Adelina Amoteuru era uma jovem que possuía a marca dos malfettos em seu rosto. A mesma foi adquirida quando, ainda criança, ficou doente da febre do sangue. Além da marca horrível, a doença a deixou apenas com um olho. Por ser uma malfetto, Adelina sempre foi desprezada por seu pai que sempre a culpava por seu comércio não ir bem. Cansada de ser tratada como um lixo ela acaba decidindo deixar o seu pai e sua irmã, Violetta, para trás. No entanto, na noite da sua fuga algumas coisas fazem com que seu poder desperte de uma maneira que ela nunca sonhou que teria, um poder extremamente perigoso e sombrio que poderia fazer mal para todos aqueles que estivessem próximo a ela.

Adelina - foto: facebook jovens de elite Brasil
 
   Sua jornada acaba levando Adelina aos Jovens de Elite, um grupo de malfettos comandado por Enzo - príncipe herdeiro que foi exilado por ser um malfetto - que busca uma sociedade mais justa, visando a queda da rainha. É nesse grupo que a Adelina conhece pessoas que possuem poderes como ela, entende seu potencial e treina para controlar os poderes. É aqui que ela se apaixona pela primeira vez... que ela comete erros que trazem grandes consequências. É neste momento da história que Adelina percebe que não é igual aos seres humanos ditos normais, como também não é igual aos malfettos que ela conhece.

   Nesta jornada de autoconhecimento de Adelina, nós leitores, vamos descobrir uma personagem que vai além do preto e o branco. Que navega por todos os tons cinzas e que a faz andar no limite do que é certo e errado. Posso dizer que Adelina é uma vilã em potencial que luta para manter o seu lado bom, apesar de toda a escuridão que a envolve. E essa dualidade da personagem é o que mais chama atenção e envolve o leitor, mais até do que o cenário que estar a sua volta - que apesar de ser algo interessante de se acompanhar, a autora não entra muito em detalhes. 

   A trama é narrada na sua maior parte sob as perspectivas de Adelina, sendo um ou outro ponto narrado por um personagem secundário. Por falar nisso, os personagens secundários como Enzo, Raffaele e Teren são fundamentais para o desenvolvimento da personagem que no final do livro apresenta um comportamento que nos leva a ansiar pela continuação da trama, que por sinal já foi publicado no Brasil.

"Odeio tudo em relação às minhas marcas, quero que sumam, pois foram elas que trouxeram toda a dor e todo o sofrimento para a minha vida, tiraram de mim tudo o que importava. Neste instante, nenhum dos meus poderes me dá alegria. Ainda estou sozinha, ferida e pequena, a borboleta lutando pela vida na grama".

   Jovens de Elite é uma leitura interessante, que se destaca por nos levar ao mundo de uma potencial vilã que ainda precisa amadurecer em certos pontos. E que apesar da carência de profundidade em algumas questões do enredo, cumpre o seu papel em despertar a curiosidade do leitor. Que não vê a hora de saber o que o destino reserva a Adelina, a futura Loba branca



Livros lançados no país:


Gostou do post? Confira também!

10 comentários

  1. Oi Nathalia, tudo bem? Nunca li Jovens de Elite, mas leio criticas bem positiva sobre a autora! E acho a Adelina uma personagem interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a mocinha é o centro da história. E acho isso um máximo.



      Beijos e obg pela visita! :)

      Excluir
  2. Oi Nathalia,
    Ainda não li Jovens de Elite, o vi no unlimited e até anotei para não esquecer, mas acabou que sempre vou adiando... rs.
    Gostou da escrita da Marie Lu e ainda não desisti de arriscar a leitura.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois arrisque-se e depois me conte o que achou.



      Beijos e volte sempre amada!

      Excluir
  3. Oi
    sempre falam bem dos livros dessa autora, que bom que gostou da leitura, só o seu primeiro paragrafo da resenha me deixou curiosa para realizar essa leitura, gostei da resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro com um diferencial? É o que mais queremos. Haha Enfim, espero que goste!


      Beijos

      Excluir
  4. Nunca tive interesse em ler Jovens de Elite, não sabia sobre o que se tratava direito. Mas lendo sua resenha, achei bem diferente e instigante. Espero ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos
    Apaixonada por Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, só lendo para tirarmos as nossas próprias conclusões. Não é?



      Beijo querida!

      Excluir
  5. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura que me agradaria e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que eu adoro livros assim né? Eu sei que não é muito sua praia, mas eu recomendo amiga.


      Bjus

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora