O Vento me disse...#49 - Até eu te possuir - Soraya Abuchaim

by - 15:43


Até eu te possuir
Autora: Soraya Abuchaim
N° de páginas: 284
Editora: Ella
Ano: 2016
Compre: aqui
Skoob: aqui

Johanna Dorne é uma mulher que perdeu todas as pessoas que amou. As tragédias de sua vida começaram com um acontecimento marcante quando ela tinha 13 anos.Três décadas depois, ela se transformou em uma mulher solitária, confusa e inclinada à autocomiseração, que não consegue manter contato social com ninguém. Até conhecer Michel Brum, um homem charmoso e misterioso que a resgata de sua vida patética, devolvendo-lhe a felicidade há tanto tempo perdida. Só que Michel acaba mostrando que não é tão perfeito assim, e um segredo mortal jogará Johanna novamente em um abismo.
Até eu te possuir é um suspense nacional que me surpreendeu de uma maneira arrebatadora. Com uma narrativa intercalada e envolvente, Soraya Abuchaim, autora da trama, nos apresenta uma história com um enredo inteligente, interessante e o que é melhor, muito bem escrito. Definitivamente é uma obra que merece ser apreciada e é mais que indicada. Por isso, se você leu até aqui, não pule partes ou pare por aqui, te convido a conhecer um pouco mais sobre um bom trabalho nacional- publicado recentemente pela Editora Ella-, te convido à visitar o mundo angustiante da Johanna Dorne.

A história da protagonista é marcada por uma série de acontecimentos tristes, Johanna, desde cedo enfrenta à perda. Parecia que uma maldição rondava à sua vida e sempre que uma pessoa se aproximava- seja amigos ou namorados- acabava morrendo. Por causa disso, passados três décadas desde que esses acontecimentos "surgiram" em sua vida, ela se tornou uma sombra do que poderia ter sido, ela se tornou uma mulher solitária que não vivia, apenas sobrevivia.

Sua história começa à mudar quando conhece o charmoso Michel Brum, um homem gentil que parece entender o seu estado de autocomiseração e que a faz se sentir viva. É esse homem misterioso que resgata à sua felicidade e é por essa sensação que a Johanna acaba relevando os seus erros. Sim, seus erros, pois com o decorrer da trama o Michel mostra inúmeras imperfeições que vão além do que se é considerado normal ou saudável. É neste momento que o relacionamento dos personagens ganham tons mais sombrios e sérios e, de um conto de fadas vemos a história ganhar contornos mais parecidos com um conto de terror- ainda mais quando um grande segredo do Michel é revelado.
Esse segredo, caro leitor, pode não ser totalmente uma surpresa (um leitor mais atento percebe nas entrelinhas que o passado se faz mais presente do que parece), contudo, não deixa de ser uma "sacada" inteligente e criativa da autora.


Falando mais especificamente sobre os personagens principais tenho que apontar que eles foram muito bem pormenorizados pela autora. Contudo, confesso que inicialmente foi complicado entender o porquê da Johanna permitir que um desconhecido tivesse tanto "poder" na sua vida. É claro que esse sentimento é relevado quando avançamos com a leitura e conhecemos os motivos que levaram à protagonista a se tornar uma mulher fraca. A verdade é que o sofrimento levou a Johanna a se agarrar no Michel como o único objeto que poderia salvá-la do afogamento da solidão, e isso tem consequências. Em relação ao Michel enxerguei elementos que fizeram dele um personagem muito bem construído e odiosamente intragável- me peguei várias vezes desejando a sua ida ao quinto dos infernos. rsrs

Uma coisa que me chamou atenção na trama e que ao meu ver é um dos pontos mais que positivos é a maneira como a história é narrada, a Soraya intercala, em capítulos, passado e presente. Isso nos permite entender atitudes da Johanna e deixa o ar da trama um pouco mais denso. Essa forma narrativa me fez lembrar um pouco da narrativa de Caixa de Pássaros do escritor Josh Malerman, sendo que este último remente a períodos não específicos e o primeiro é intercalado por anos precisos (Ex: 1983, 2012).
É esse tipo narrativo que nos prepara, lentamente, a um final impensável. Já tinha me surpreendido com o final do conto O Vizinho Suspeito da mesma autora e não é que mais uma vez ela me surpreendeu. A verdade é que essa "surpresa" pode ser um "problema" para alguns, afinal, aqueles que esperam um final perfeito e redondo podem não gostar tanto. Contudo, acredito que muitos irão gostar, afinal, o derradeiro final é digno dos melhores thrillers literários nacionais- agora faço uma ressalva, o livro poderia ter mais algumas páginas lá para o final, talvez, o epílogo poderia ter se transformado em mais um capítulo e um novo epílogo fosse escrito, focando mais sobre a vida da Johanna depois de tudo, acho que isso seria super interessante. 


Em relação ao físico do livro tenho que pontuar que a capa esta bem condizente com o enredo, quando olho para ela consigo ver a Johanna e sua solidão. Amei a tonalidade meio que remetendo ao outono e achei ela ainda mais bonita pessoalmente. A diagramação do livro é simples mais muito bem feita, os inícios de capítulos possuem uma arte singela que deixou tudo ainda mais bonito. E para quem é meio "cegueta" como eu, não se preocupe, a letra está de bom tamanho e as folhas são amareladas- o que facilita a leitura ao meu ver.


Por fim,  Até eu te possuir tem uma história bem significativa. Além das páginas, trazendo o mesmo a vida real, pode servir de alerta para muitas mulheres que vivem em um relacionamento abusivo e não consegue enxergar algumas atitudes. Ademais, é um livro nacional muito bem escrito e narrado, que surpreende e mostra que por mais que as coisas sejam difíceis é preciso seguir em frente, afinal, a felicidade está por ai, basta acreditar e lutar por ela. A Johanna aprende a acreditar nela, ou melhor, ela definitivamente luta pela sua FELICIDADE.

"Quando alguém vive uma vida como a minha, o medo estará sempre à espreita, maseu preciso tentar seguir em frente," [pág. 86]

Livro mais que recomendado. Se você não lê muitas obras nacionais e quer uma boa leitura não perca tempo, Até eu te possuir é um suspense maravilhoso. Se você se interessou por ele e quiser adquirir é só acessar o site da editora Ella (aqui) ou então entre em contato com a autora (aqui).

Para quem não sabe o lançamento oficial do livro será na bienal de São Paulo esse ano, a Soraya estará no Stand da Modo Editora nos dias 27/08 às 18:30 e 28/08 às 16:45. Não percam!!!



Até a próxima! 

Gostou do post? Confira também!

21 comentários

  1. Olá amei tudo por aqui, resenha maravilhosa. Este livro já constava na minha lista de desejados, agora ele está no topo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e espero que você goste dele o tanto quanto eu gostei. :)

      Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Eu não conhecia o livro, mas por ser um nacional, já chama e muito a minha atenção. A sinopse me pareceu bem promissora e a sua resenha também me motivou bastante a querer fazer essa leitura. Gostei bastante da capa, achei linda <3 Legal sobre o lançamento ser na bienal, uma pena que eu não possa comparecer por conta da distância mesmo.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nathalia!
    A gente já sente que há algo de triste na personagem pela capa. Fiquei um bom tempo olhando pra ela antes de começar a ler a resenha, tentando descobrir do que o livro se tratava (haha).
    Bom, eu fiquei louca pra saber mais desse segredo! A trama chamou minha atenção. E eu já leio vários livros nacionais, mas clássicos, contemporâneos são poucos os que eu leio e eu gostei muito dessa indicação!
    Beijos
    Historiar


    ResponderExcluir
  4. Olá Nathália,
    Gostei muito de conhecer sua resenha desse livro e confesso que fiquei interessada na leitura. Confesso que acho que eu poderia descobrir o segredo envolvido no livro, pois sou bastante perspicaz com essas coisas.
    Um ponto legal foi a história ser bem significativa. Essa questão de relacionamento abusivo é bem complexa e gosto de ler sobre.
    Dica anotada.
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Duas coisas que a sua resenha destacou para mim foi a questão de falarmos sobre a problemática do relacionamento abusivo. As pessoas que passam por isto, precisam ter voz e nós, precisamos ouvir. Outra coisa, foram as fotos do livro e a o capricho que a editora teve com a arte gráfica. Nota 10
    Quero muito ler e ter o livro!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, tudo bem?
    Não consegui me conectar totalmente com a história porque não vi muita coisa interessante nele que me fizesse querer logo de imediato, mais se um dia eu conseguir ler vou com toda certeza dar uma chance a leitura porque é bom as vezes testar mais não consigo ter uma vontade muito avançada sobre ele. Amei sua resenha, ficou linda eu adorei ler e conhecer esse livro. Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nath
    Adoro livros de suspense e não conhecia esse, mas já fiquei na vontade de ler. Fiquei imaginando essa maldição que rodava a vida da personagens e as consequências. Além dos relacionamentos abusivos. Sem falar que é um ótimo nacional.
    Anotei a dica para conferir mais detalhes.
    Ótima resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Caramba quando entrei para ver seu post e vi o nome do título do livro eu já fui franzindo o nariz e meu pensamento logo foi mais um romance clichê. Kkkk. Como eu estava completamente enganada. Juro que só pela capa e título eu passaria reto pelo livro sem nem ler a sinopse. Ainda bem que me deparei com sua resenha que desfez essa impressão errada que passou na minha cabeça.
    O enredo me pareceu fascinante ainda mais pelo suspense envolvido e fiquei curiosa para saber mais da história e o segredo do personagem. Mesmo você dizendo que a autora meio que deixa nas entrelinhas....acho que o final foi surpreendente pela forma como falou dele.. .
    Dica mega anotada...
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Amei sua resenha do livro. Falou dos pontos altos e baixos do livro e nos deixou com uma vontade imensa de ler. Fiquei com o pé meio atrás de ela deixar esse cara entrar assim na vida dela mas você mesma disse que tem um porque, e eu fiquei curiosa para descobrir. Se eu fosse na bienal eu com certeza compraria esse livro com autora, achei muito interessante mesmo.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. O livro não me interessou muito, mas me chamou atenção o assunto que ele trata. Interessante ele trazer uma mensagem de relacionamento abusivo, realmente muitas mulheres não enxergam isso. Eu vou estar na bienal, mas infelizmente não nos dias que a autora vai estar lá, senão passaria no stand para conhecer mais um pouco haha.
    Beijos
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Não conhecia a obra, mas parece carregar sentimentos tão profundos que é impossível não ficar interessada. Fiquei intrigada com o fato da protagonista sempre ser cercada por perdas, isso sem dúvidas a torna uma personagem interessante e cativante. A reviravolta que a vida dela dá também me interessou muito. Vou anotar a dica e espero em breve poder ler.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não conhecia a obra, mas jurava que era mais um romance água com açúcar...
    A trama parece ser interessante, principalmente o fato de todo mundo que se aproxima dela, morrer. Mas, só lendo a sua resenha, acho meio estranho ela deixar o Michael entrar assim na vida dela e mudar os sentimentos dela tão rapidamente. Porém, imagino que durante o passar do livro, a autora vai explicar melhor isso.
    Adoro saber quando os livros são nacionais. Sempre fico um pouco mais contente!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, amo suspense, thrillers, e nunca tinha conhecido um nacional e pela sua resenha parece ser muito bom então com certeza quero ler, espero gostar muito assim como você, pois saber que existem escritores tão bons no meu gênero favoritos aqui no Brasil é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Não sou fã de suspenses, e ainda não conhecia este livro, mas fiquei curiosa, principalmente pelo fato de a protagonista ter uma vida um tanto trágica. Não sei por que, mas eu adoro personagens sofridos...hehe' acho que eles me cativam mais rápido. Enfim, gostei da premissa do livro, principalmente por conta do relacionamento dos personagens.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  15. Se eu fosse olhar pelo título acharia que era um romance mais hot, nada haver com suspense...rsrsrs
    Não conhecia, mas gostei do que você falou sobre o livro, e como sou fã de suspense, não poderia deixar de anotar sua dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu não conhecia esse livro, mas acabei de ficar encantada com a obra, pois no meio de tantos livros com relacionamentos abusivos, é brilhante quando achamos um que é contra isso, e que mostra que é possível sim sair deste e ser feliz.
    Amei a dica e já quero ler também

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas adoro suspenses e ver um livro nacional com uma trama bem construída me enche de orgulho!
    Fiquei feliz de saber a obra possui um enredo inteligente, interessante e muito bem escrito.
    Tô curiosa para saber que grande segredo é esse de Michel e como foi o final da obra.
    A narrativa alternando entre passado e presente é muito bacana!
    Adorei a resenha e espero ter oportunidade de ler este livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não costumo ler esse gênero, mas fui lendo sua resenha e ficando curiosa com tudo. A vida da protagonista parece ter sido bem difícil mesmo e acompanhar isso deve ser interessante e triste, mas deve trazer muitas coisas para se pensar. Enfim, parece ser uma boa dica de leitura mesmo, por isso vou marcar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oii!!

    Eu gosto muito de saber que os autores estão escrevendo mais sobre esse estilo de livro, sem falar que chega que romantizar né?
    Enfim, não conhecia o livro mas achei muito curioso é interessante. A resenha está ótima. Muito bem escrita e envolvente.
    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi Nathalia, tudo bem?
    eu não conhecia esse livro ainda e devo dizer que já me deixou mega curiosa, ainda mais porque eu adoro um bom suspense e esse tem todos os atrativos que eu admiro em um livro. Com toda certeza vou adquirir meu exemplar muito em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora