O Vento me disse... #63 - O Beijo das sombras - Richelle Mead

by - 14:28


O Beijo das Sombras
Autora: Richelle Mead
N° de páginas: 320
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Série: Academia de Vampiros #01
Skoob: Aqui
Comprar: Aqui
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.  Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

A primeira coisa que me vem à cabeça ao falar sobre o primeiro volume da série Academia de vampiros - escrito pela autora Richelle Mead e publicado no Brasil pelo selo Agir da Editora Nova Fronteira em 2010 - é: "- como não prestei atenção antes?", "- Como essa série passou desapercebida por mim durante tantos anos?". Em meu favor esta o fato de que não costumo ler livros com temáticas sobrenaturais. Então, quase 10 anos depois do seu lançamento, me arrisquei na leitura e quer saber? Não me arrependi de forma alguma.

A trama começa com Lissa Dragomir, uma princesa vampira que fica órfã depois de perder os pais em um acidente de carro. Sendo a última de sua linhagem, Lissa não entende os poderes que vem desenvolvendo e que a torna tão diferente dos demais Morois (vampiros "bons"). A única pessoa que está ao seu lado é sua melhor amiga, Rose Hathaway, uma Dampira (metade humana e metade vampira) que atua como sua guardiã. 
Um dia, depois de um alerta dado pela professora Karp, as duas decidem fugir da escola São Vladimir e vão viver entre os humanos.

No mundo "real", as duas terão que enfrentar ameaças como os Strigois - vampiros mortos que se alimentam principalmente do sangue dos Morois - que buscam acabar com as 12 famílias reais que governam o mundo dos vampiros e de agentes da própria escola. Em uma noite, quando tudo parece estar em ordem, Lissa e Rose são encontradas pelo russo Dimitri Belikov, o super guardião da escola que foi designado para trazê-las de volta em completa segurança.

Apesar de toda segurança, São Vladimir não parece ser um lugar tão seguro já que desde que Lissa voltou a academia, vem sofrendo uma série de ataques que a amedronta e a afeta completamente, tendo em vista que suas emoções deprimentes afetam seus poderes de Espírito e consequentemente atinge seu psicológico e sua própria amiga Rose - que desde que foi salva das sombras e voltou da morte tem uma ligação extrema com ela. Assim, ambas tentam lidar com o resto dos estudos, poderes, treinamentos, amigos, inimigos e novos amores.

O Beijo das sombras foi uma leitura inesperada. Isso aconteceu em grande parte pelo fato desta pessoa que vos escreve, ter expectativas super baixas com ralação a série como um todo - pensava que o enredo era mais do mesmo; romance juvenil com vampiros, sangue, morte e cenas "calientes". Sem falar no julgamento inicial das capas dos livros. Aliás, tenho que falar: as capas da série Academia de Vampiros são um fator super negativo, não são nada atraentes ou condizentes com o enredo apresentado, por esse motivo não se iludam com o visual. 
A autora soube escrever uma história rica em aventura, descobrimentos, política e amizade; ganhando fôlego cada vez mais com o passar das páginas.

Devo elogiar também, a maneira como Richelle narra à trama e na forma como ela caracteriza os personagens - os adolescentes apesar de sobrenaturais parecem criveis e os adultos tem suas características bem delineadas. Falando nos personagens, Rose é uma protagonista que apesar de impulsiva também é forte e decidida. Ela sabe conquistar o leitor, assim como Dimitri. O professor guardião é um dos grandes atrativos da trama e um dos motivos que me fizeram continuar e gostar ainda mais da leitura.

O fato é que o livro passa tão rápido que quando vi já tinha devorado todas ás páginas e, para minha surpresa estava louca para saber o que rolaria no segundo volume da série, Aura Negra. Então, a minha dica de hoje é que evite preconceitos e altas expectativas. Se você é um amante de sobrenaturais tenho certeza que esse livro lhe satisfará, se você não costuma ler livros do gênero mais quer dar uma chance e não sabe por onde começar, O Beijo das sombras pode vir a ser uma ótima escolha. 

Ahhhh, não se preocupe, neste caso, vampiros não brilham!   rsrs

"Me ensine a lutar. Fugir eu já sei."


Série Academia de vampiros:


Todos os livros da série já foram publicados no Brasil. Como mostra á imagem anterior. Em 2014 foi lançado o filme com base no primeiro volume. Eu vi e super gostei, ao contrário de outras adaptações, gostei bastante das pequenas mudanças que fizeram e a escolha de elenco também me agradou muito.

Capa do filme baseado em 'O Beijo das sombras'


Gostou do post? Confira também!

14 comentários

  1. Oi, Nathalia.
    Eu amo essa série e adoro a escrita da autora.
    Uma pena que a editora tenha feito confusão com as capas e os títulos. Além disso, o filme é tão ruim que acabou sendo uma péssima propaganda!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Confesso que também não é uma temática que eu leia com frequencia e apesar de conhecer essa série eu nunca tive interesse, acredito que seja pelas baixas expectativas como você. Saber que o livro é rico em aventura, politica e amizade desperta um certo interesse em mim, assim como o fato dele ser bem fluído. Gostei de conhecer mais a fundo o livro e se tiver a oportunidade eu quero conhecer a série.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Tentei ler essa obra e simplesmente não fui adiante, ela era simplesmente muito parecida com uma outra obra que eu havia lido e acabou que não funcionou comigo, dai tentei assistir ao filme, só não joguei algo na tv, porque né a pobre coitada não tem culpa se não gostei também da adaptação kkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas, adorei seus comentários sobre a obra! Achei a premissa muito legal e pelos seus comentários a obra possui vários elementos que me atraem em uma leitura... Espero poder ler em breve <3
    Valeu pela dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo, infelizmente essas capas não contribuem em nada para atrair o leitor e talvez esse seja um dos grandes motivos para que eu não tenha lido até hoje, uma pena né? Fico feliz em saber que a sua experiencia com a leitura foi boa, isso me deixa animada para fazê-la.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Adoro esse livro, aliás, a série toda! A autora mandou muito bem mesmo, que bom que, mesmo depois de tanto tempo do lançamento você gostou! Eu estou a um bom tempo pra ler a série spin-off dessa, onde vemos a história de um certo personagem que você ainda vai conhecer. rs Bem, te desejo boa leitura, e que você possa curtir a série do incio ao fim!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro essa série, cheia de reviravoltas e muitos personagens apaixonantes. Lendo sua resenha me bateu aquela saudade. Sou fã de leituras com sobrenaturais, vampiros e enredos instigantes.
    Espero que goste dos outros volumes.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem???

    Já faz um tempo que cansei de vampiros, e não consigo ler, nem assistir nada da que tenha vampiros.
    Acho essa serie muito extensa, mas é sempre bom quando pegamos algo que goste, e fico feliz que essa serie fez isso com vc.
    Nunca li nada da autora, e nem imaginei que existia o filme.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Sei que essa série é bem popular entre as leitoras que gostam de vampiros nos livros, mas eu confesso que esse tipo de livro não me interessa em nada por isso hoje deixarei a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi! Também já vi essa série por aí e não me interessou em nada, por achar que seria justamente o que você disse, mais do mesmo, romance juvenil, com vampiros, cenas hot e tal. Mas que bom que li sua resenha! Achei tudo muito seguro e interessante, principalmente o fato dos personagens serem bem estruturados. Amei a dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros do gênero, ainda mais quando os personagens são vampiros. Embora há muito tempo eu não leia nada sobre vampiros até o fim. Essa série, já pensei em ler várias vezes e sempre protelo. Sempre acreditei, devido as críticas que ouvi, que fosse uma série fraca, assim como você pensou um dia. Mas gostei de saber que a obra vale a pena ser lida, vou priorizar essa obra, vai que eu gosto. Depois de sua resenha me animei, me animei de verdade. Bexus :*

    ResponderExcluir
  12. Olha, confesso que nesse caso prefiro meus vampiros que brilham, viu. Que bom que você achou a história boa, eu achei bem ruim. Rss
    A história realmente passa rápido, mas achei a escrita péssima e li só esse mesmo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Amei, adoro histórias e séries com vampiros, mesmo muito me decepcionando muito. Nunca havia visto esse livro, fico feliz em conhecer. Ótima resenha ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu acho que já vi o filme mas ainda não tinha parado para saber mais sobre os livros. É tão bom quando pegamos um livro com expectativas baixas e ele nos surpreende positivamente. Agora fiquei interessada em ler também.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora