Carta ao leitor (a): Feios - Scott Westerfeld

by - 19:12



Querido (a) leitor (a),


A primeira edição de Feios de Scott Westerfeld foi lançada no Brasil há quase uma década pela Galera Record, desde então, me perdi e me encontrei com ele algumas vezes ao longo desses anos, mas nunca me permiti mergulhar de fato no seu enredo, mesmo achando a premissa do livro realmente interessante. 

Basicamente, o livro conta a história de Tally, uma jovem de 16 anos que não vê a hora de se tornar "perfeita". E isso acontece quando justamente na sua idade, os jovens passam por uma cirurgia que transforma a sua feiúra - ou simplesmente o que consideramos normalidade - em uma beleza padrão que deixa todos estonteantes, felizes e confiantes. Os feios e os perfeitos são divididos em uma sociedade pós-apocalíptica que se transformou ao longo do tempo e que é diferente do que conhecemos hoje. 

Quando adentramos a leitura começamos a extrair algumas intenções do autor, a começar pela critica dessa busca desmedida dos humanos em mudar suas características tentando se encaixar em um padrão de beleza esperado pela sociedade, algo que vemos na nossa realidade quando abrimos as redes sociais e encontramos fotos e mais fotos de pessoas com o mesmo tipo de roupa, cabelo, boca, nariz... Além dessa valorização sobre a beleza, vamos dizer assim, outro ponto que o autor crítica  - de maneira sútil - é o modo como o ser humano usa e abusa da natureza, de modo que na trama, a natureza acaba "devolvendo" anos de exploração e descuido. Todos estes pontos são bem envolventes e muito provavelmente seria o necessário pra tornar a trama simplesmente inesquecível, concorda comigo? Pois bem, seria... mas, entretanto, todavia... não foi! 

Infelizmente, o modo como a trama foi desenvolvida não me prendeu, a todo instante ficava com a sensação de que faltava algo na trama, mais ação, adrenalina, mais informações, mais carisma dos personagens, ahhhh esse é um ponto importante, os protagonistas, ao meu ver foram bem insossos e não conseguiram  gerar aquela empatia que permitiria que essa pessoa que vos escreve torcesse por eles e consequentemente pela trama. 

A protagonista, Tally, nunca questionou o sistema e sempre ansiou pelo momento em que deixaria de ser a "vesguinha", tudo aí dentro do esperado, no entanto, sua realidade acaba mudando quando ela conhece Shay, uma menina que não quer ser transformada. Coisas acontecem que fazem com que Tally parta em uma jornada em busca da sua amiga e do grupo de feios que "ameaça" o sistema. Essa jornada ocupa bastante páginas e assim estamos sozinhos com a personagem, conhecendo seus medos e desejos, o que poderia ser uma forma de se conectar com ela mais que pra mim, foi uma parte bem entediante da história pois justamente não consegui me concetar com a personagem. Quando Tally encontra a amiga e os "feios", ela conhece um dos líderes, David. E aquilo que poderia ser melhorado com o início de um relacionamento entre os personagens, se perde num romance apressado, sem profundidade e sem química - acho que meu cabelo tem mais química que esses dois. Haha 

Se não bastasse isso, as explicações para as consequências das cirurgias e o que aconteceu com a sociedade pra ela se encontrar de tal forma, é mostrado de uma maneira vaga. Além disso, mais pro final, em decorrência das decisões tomadas pela protagonista, ela acaba tomando uma atitude arriscada que serve como pano de fundo para o segundo livro da série e que ao meu ver, utilizou-se de um argumento bem fraco para acontecer, mesmo pra ela que buscava uma certa "redenção".

Por tudo o que disse até aqui, diria que o meu "caminho" com a leitura de Feios foi cheio de buracos e algumas pedras, mas no meio de tudo também encontrei uma flor, que me permitiu refletir sobre a nossa realidade e até que ponto um livro pode ser considerado ruim, tendo elementos tão interessantes. De modo que a leitura pode não ter funcionado pra mim em sua totalidade, mais que com você pode ser diferente. 


P.S. Olha os outros livros da série, inclusive, recentemente eles ganharam capas novas. Bem melhores na minha opinião. Em seguida, deixo a sinopse para caso você tenha a curiosidade.






Te vejo em breve, 


Nah 




SINOPSE 


 FEIOS
Autora: Scott Westerfeld
N° de páginas: 416
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Skoob: Aqui


Tally está prestes a completar 16 anos e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista, mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.






Gostou do post? Confira também!

0 comentários

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora