O Vento me disse...#55 - Alma? - Gail Carriger

by - 20:38


Alma?
Autora: Gail Carriger
N° de páginas: 308
Editora: Valentina
Ano: 2013
Série: O Protetorado da Sombrinha #1 
Skoob: aqui
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.
abe aquele livro que você conhece mais passa anos até que realmente tenha a oportunidade de ler? "Alma?" foi um desses para mim. O livro é o primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha e foi publicado no país pela Editora Valentina em 2013. O mesmo conta à história de Alexia Tarabotti, uma mulher - literalmente - sem alma que vive grandes situações em uma Londres Steampunk*. O curioso desse gênero e do livro, é que não se tem uma definição bem definida que poderia vir a classificá-lo. O livro pode ser considerado um histórico, adulto, sobrenatural ou melhor ainda, os três ao mesmo tempo.  Claro que isso só foi possível por causa da genialidade da autora Gail Carriger, que chamou atenção mundo a fora por sua originalidade e grande talento.

Se tem uma coisa que me chamou atenção neste livro foi o fato das criaturas sobrenaturais (vampiros, lobisomens, fantasmas) serem de conhecimento dos seres humanos "normais". Sendo a Alexia um caso a parte. Por fora ela era apensas uma descendente italiana, com uma cor mais escura e um nariz sobressaliente que a ajudaram a ser considerada pela sociedade, apenas mais uma solteirona. O que poucos sabiam é que além de possuir uma língua afiada, uma inteligencia elevada e um senso de humor no minimo peculiar,  a senhorita Tarabotti não era uma humana normal, pois lhe faltava algo, faltava alma. E isso meus caros, cabe destacar, tão pouco a fazia ser uma sobrenatural.

A nossa protagonista era apenas uma mulher a frente do seu tempo (época Vitoriana, século XIX) que por sua condição vivia normalmente entre os seres naturais e sobrenaturais, sem nunca ter se aproveitado de suas condições para atacar ninguém. Infelizmente, por uma situação que não estava nos seus planos, ela acabou matando um vampiro e com isso acabou entrelaçando sua vida de vez ao Lorde Maccon (represente do departamento de assuntos sobrenaturais) que a flagrou nesta situação. Por causa deste acontecimento, o mesmo decidiu ajudá-la a descobrir o que de fato aconteceu e paralelo a isso, começou a investigar os motivos de tantos seres sobrenaturais estarem desaparecendo. Ahhhh e é claro que a nossa heroína não ficaria de fora, né?

Algumas características da Alexia me lembram muito as mocinhas de romances de época, inteligentes e muitas vezes pouco agraciadas com a beleza, dessas que encontramos em histórias da Julia Quinn, Sara Maclean e Jane Austen. O mocinho apesar de ter uma característica  incomum - ser um lobisomem-, mantém elementos de um tipico protagonista ou seja; é viril, bonito, forte e quer proteger a mocinha. Sobre o romance dos mesmos, é bem verdade que pode ser considerado algo previsível, daqueles que produzem cenas de "tapas e beijos"- que devo confessar ser apaixonada - mais as situações que vivem e a sociedade que os cercam são totalmente diferentes, são novos para mim. Afinal, quem poderia imaginar vampiros infiltrados no alto escalão do governo, lobisomens na parte investigativa e fantasmas trabalhando para a rainha? 

Esse diferencial do livro foi algo que agradeci aos deuses. No meio de livros "mais dos mesmos" pude conhecer uma história que tinha elementos que gosto - como o romance, com direito a cenas bem apimentadas - e algo novo que eu pudesse admirar. Foi uma mistura de suspense, mistério e ação que me prendeu do início ao fim. Mesmo vampiros e lobisomens sendo personagens tão batidos atualmente.

A narrativa é simples e em terceira pessoa, mesmo assim conseguimos ver que a autora conseguiu demonstrar bem as características de cada personagem. O curioso é que apesar de ser uma série este primeiro volume possui um final sem pontas, com direito a epílogo e tudo. Não imagino outro final para ele e não posso imaginar o que deve vir nos próximos livros. Sobre a diagramação, revisão, capa e tradução? Nada a reclamar.

Por fim, indico Alma? a todos aqueles que gostam de romances, de seres sobrenaturais e de histórias de época. Indico para aqueles que gostam de um leve mistério e ação nas tramas e indico a você, que quer simplesmente algo novo, diferente. Te convido a conhecer o estranho mundo da Alexia Tarabotti. 

"O conde segurou o queixo da Srta Tarabott com uma das mãos enormes e, com a outra, puxou-a pela cintura, com firmeza em sua direção. Seus lábios tocaram os dela quase com violência.
Ela recuou. Só desse jeito você fica quieta."


"Steampunk é um subgênero da ficção científica que se tornou conhecido entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990. O estilo se trata de obras ambientadas no passado, ou num universo fictício semelhante a uma determinada época real da história humana, onde os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real..." (Trecho retirado site InfoEscola, ver mais aqui).

Gostou do post? Confira também!

15 comentários

  1. Fiquei com este livro na estante por uns dois anos e como nunca me interessei muito em ler, passei pra frente. Agora lendo a sua resenha, fiquei curiosa e bateu aquele arrependimento de ter me livrado do livor.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Estou louca para ler essa série. Tenho parceria com a editora, mas na época que foi lançado não tinha e ele não entra mais no catalogo de solicitações. Quero pegar uma promoção bem bacana e comprar todos já lançados, pois até hoje não ouvir comentário negativo sobre essa série.
    Alma? tem tudo que gosto e como até hoje os únicos Steampunk que li foia trilogia As peças infernais, quero ler mais desse gênero, adoro sobrenaturais e ainda como essa pegada, com certeza irei amar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e sinceramente pela capa não me parecia que fosse sair isso que li na resenha! :) Como as capas enganam!! ahah Ainda bem que li!

    Bem, eu realmente estou a procura de algo diferente, gosto de ação, sobrenatural e romance, para alem de que a leitura foi simples e isso e bom! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    adorei as resenha. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da editora, mas pretendo mudar isto esse ano. Gostei do enredo, e a premissa parece inovadora. Fico realmente muito feliz em saber que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma trama como esta que termina deixando o leitor sem fôlego.
    Um detalhe que pretendo ressaltar é a narrativa do livro. Tenho lido alguns livros com a narrativa em terceira pessoa. Muitas vezes fico confusa, mas espero gostar da escrita da autora.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. Olá =) Eu gosto quando o livro tem essa mistura de suspense, ação e mistério. Que bom que o livro te prendeu durante toda a história. Apesar de vampiro e lobisomens serem personagens batidos atualmente eu gosto. Bom saber que a narrativa é simples. Que bom que não tem final sem pontas. Isso não obriga o leitor ler o próximo volume para saber o final. Dica anotada. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Já ouvi falar bastante da série do Protetorado da Sombrinha, mas infelizmente o gênero de escrita dele não me atrai.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou na mesma situação que você com relação a esse livro. Vivo adiando essa leitura!
    Adorei conhecer suas impressões e fiquei fascinada com esse universo criado. Achei muito legal que todos sabem da existência desses seres sobrenaturais e fiquei contente com a questão do romance.
    Vou tentar encaixar esse ano sem falta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    É a primeira vez que tomo conhecimento dessa editora, mas achei a capa atraente e a sua resenha bem convincente. Mesmo a narrativa sendo simples como você disse parece que o enredo é fascinante. Assim que tiver oportunidade quero acompanhar o estranho mundo da protagonista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que história um tanto arrepiante! Rsrsrs Realmente a autora deve ser muito incrível, porque conseguir juntas todos esses elementos sobrenaturais, que vemos inúmeras vezes separadamente, e ainda essa "nova criatura " que parece ser normal, porém não tem alma e não perder o fio da meada.... Não é fácil. Eu não conhecia esse série, mas devo dizer que além da história ser fascinante , fiquei muito curioso pra conhecer esse gênero do qual não tinha ouvido falar antes. Beijos!!!!
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Estou com esse livro em casa, comprei ano passado, mas até agora ainda não li. Já ouvi falarem muitas coisas sobre ele, muitas resenhas positivas. Estou ficando mais curiosa e com vontade de ler. Acho que vou separar para ler mês que vem. Espero gostar muito dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adquiri esse livro recentemente, pois sempre tive vontade de lê-lo!

    Amo steampunk e toda a temática que envolve o livro. Sua resenha em muito me atiçou a vontade de correr pra ele, mas ainda não correrei... Quero fechar toda a série, senão vou ficar morrendo de curiosidade de saber o que acontece depois!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Esse livro é um dos que eu tenho vontade de iniciar a leitura, faz um bom tempo. Sua resenha só me fez lembrar mais que preciso ler ele logo, porque ele se encaixa nos meu gênero favorito, que é um steampunk com romance e seres sobrenaturais, além de ter mocinhas fortes e inteligentes. Certeza que vou adorar também! ;)

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Enfim, um romance de época que consegue fugir do "mais do mesmo" misturando romance e mistérios nas mesmas páginas. Gosto dessa capacidade de alguns autores de trazerem um clichê com pitadas inovadoras, isso realmente é algo que me deixa bastante instigado pela leitura.

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Mesmo não gostando muito de histórias com seres sobrenaturais, eu tenho muita curiosidade de ler este livro. Na verdade, quero lê-lo desde que ele foi lançado, mas até agora nada...haha' parece ser incrível, e bem diferente de tudo o que eu já vi, li ou assisti. E eu adoro romances de época, então é mais um ponto positivo...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu amo um bom livro de época mas nunca li esses livros, essa não é a primeira vez que vejo falarem bem dessa série, sua resenha me trouxe uma ótima proposta, até vou ver se consigo ler os livros em breve, mas vou correr para o primeiro antes! quero conhecer esses personagens e me envolver também.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora