Especial: Jojo Moyes e Como Eu Era Antes de Você - PARTE I

by - 00:05



Oi meus amores, como estão?

Quem acompanha o blog deve saber da  minha paixão por Como eu era antes de você, oitavo livro da autora inglesa Jojo Moyes. Por isso,  eu decidi fazer um pequeno especial com relação à autora e sua obra, que definitivamente está entre os meus favoritos. Antes de tudo, se você tiver a curiosidade de saber o que penso sobre o livro, convido você a ler uma pequena resenha que fiz sobre ele, é só acessar aqui

Para começar esse especial (que vai ser dividido em partes) eu decidi mostrar trechos  da entrevista que a jornalista Vanessa Corrêa fez com a autora e que foi divulgada no blog da Editora Intrínseca. Vamos lá?

Na entrevista, a Jojo fala como acontece o processo de criação dos livros que escreve  e fala sobre a continuação de Como eu era antes de você, Depois de você, que será lançado aqui no Brasil em fevereiro do próximo ano pela Editora Intrínseca. Antes de tudo, vamos conhecer mais sobre a autora?


Jojo Moyes é uma autora de romances que nasceu em 1969, em Londres. Ela estudou na Royal Holloway e Bedfors New College, London University e depois realizou uma pós de jornalismo na City University. Por dez anos ela trabalhou no The Independent, sendo que só em 2002, decidiu trabalhar integralmente  no mundo literário.

O primeiro livro que ela lançou foi Sheltering Rain (2002) - Em busca de abrigo- sendo que a sua consagração veio acontecer com o seu oitavo livro depois do primeiro datado de 2002, esse livro nada mais é do que Me before you (2012) - Como eu era antes de você.

A autora já publicou 12 livros, sendo o último lançado em 2015 e chamado de The one plus one, lançado aqui no Brasil com o nome de Um mais um. Ao todo, a romancista já vendeu mais de nove milhões de livros pelo mundo e é um dos poucos autores que conseguiu ganhar por duas vezes o The Romantic Novelists Association's Romantic Novel of the Year Award. Atualmente, a britânica mora em uma fazenda em Essex com o marido e seus três filhos.

Bom, agora que vocês conhecem quem é a autora, vamos a entrevista. A autora logo no inicio já fala sobre as cargas dramáticas que suas heroínas vivem em seus romances.

“Eu sempre choro enquanto escrevo uma cena emocionante. Se eu não chorar, sei que a história não está funcionando. Depois de escrever me sinto menos afetada pelos problemas dos personagens, mas apenas quando a história está fluindo bem. Se não estiver, posso ficar muito mal-humorada”, explica Moyes.

Ela também fala que vê um pouco de si em cada personagem que cria. “Você só pode escrever sobre um personagem se for capaz de realmente se colocar no lugar dele”, declara, acrescentando que se considera tão desastrada quanto Louisa. “Estou sempre caindo e dizendo as coisas erradas.”

Bastidor do filme

Sobre Como eu era antes de você a autora fala do desafio de ter escrito o roteiro da adaptação cinematográfica que vai ser lançada em 2016 e tem a direção da Thea Sharrock e como protagonistas, a Emilia Clarke (Game of Thrones) e o Sam Claflin (Jogos Vorazes). Sobre esse novo desafio ela afirma:

 “É uma arte muito diferente — você tem que aprender a pensar de outra forma e realmente levar em conta o que o público está vendo a cada momento. Tive sorte porque Thea Sharrock e o estúdio, MGM, viram a história essencialmente do jeito que a vejo, então não tivemos nenhuma dessas brigas espetaculares que acontecem na indústria do cinema.”



Além deste desafio, a britânica fala como foi para ela, escrever uma continuação do tão aclamado best-seller:

“Desde o dia em que Como eu era antes de você foi publicado as pessoas me mandam e-mails e mensagens nas redes sociais para falar sobre os personagens, especialmente sobre Lou, me perguntando o que ela fez após o fim da história. Essas questões e o trabalho no roteiro do filme fizeram com que ela nunca saísse da minha cabeça como outros personagens saem, e me vi fazendo a mesma pergunta: o que ela teria feito em seguida? Louisa passou por algo grandioso, e deixei o final em aberto. Um dia acordei com uma ideia e então soube que tinha que escrever a continuação”, diz Moyes.

Por esses trechos podemos notar o quanto a história da Lou e do Will está na vida da autora e o trabalho que ela teve para conseguir adaptar o livro para o cinema e de fazer a continuação literária do mesmo. Eu não sei vocês, mais estou super ansiosa para ver os resultados e espero que goste de ambos os produtos. 

E é isso, essa primeira parte do especial é basicamente sobre a autora, espero que vocês tenham gostado de conhecer mais sobre ela. No próximo post do especial, falarei mais sobre o livro e sua história. Por isso, a sua participação, caro leitor, vai ser fundamental. 

Se você já leu o livro, o que pensa sobre ele? Você gostou da história e dos personagens? O desfecho do mesmo lhe agradou? Chorou ou não? Recomenda a leitura? Enfim, quero saber a sua opinião sincera, vamos conversar sobre ele, afinal, a eutanásia é um tema bem forte não?

Ahhhh, e antes que me esqueça, quem quiser ler a entrevista na integra é só acessar aqui

Gostou do post? Confira também!

22 comentários

  1. Oii Nathália, tudo bom?
    Eu amo "Como eu era antes de você" e sinceramente não consigo imaginar perder alguém que amei tanto e continuar seguindo em frente como a Lou fez, apesar disso nunca imaginei uma continuação para a história e também não sentia curiosidade pra saber o que aconteceu com a Lou depois de tudo, mas depois que anunciaram a continuação fiquei morrendo de curiosidade pra saber o que aconteceu e tudo mais. E mal posso esperar pra que esse livro chegue logo no Brasil <3
    Adorei o seu post! :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, eu também não tinha essa curiosidade em saber o que ia acontecer na vida da Lou e tal, mais como vão lançar, fiquei super curiosa pra saber o que é que aconteceu com ela. Espero que eu não me decepcione, ou melhor, que os fãs de um modo geral, não se decepcionem, né?

      bju e boas festas!

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, porém a minha amiga leu e disse que chorou horrores, e também fez um resumo do livro para mim, então eu sei de tudo rsrs. E apesar de todos os spoilers eu tenho muita vontade de ler o livro, mesmo sabendo que meu coração vai ser massacrado durante a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já sabe o que vai acontecer, acho que o livro não vai ter aquele impacto em você, talvez nem ache isso tudo por causa das expectativas elevadas... Mas, apesar disso, espero que de fato você goste Giovana. E se torne mais uma admiradora da autora.

      Beijos e boas festas!

      Excluir
  3. Olá, Nathalia.
    Eu adorei a postagem. Gosto muito da autora e gostei de saber mais sobre ela. Eu conheci ela pelo livro A última carta de amor e me apaixonei por ela. Depois li Como eu era antes de você e quando vi aquele final, tive certeza de que ela era muito boa mesmo. Não é qualquer autor que consegue escrever um final daqueles sabendo que a maioria do publico vai reclamar. Espero que o filme seja bom, quanto a continuação não sei se leio, acho que ficou tão bom daquele jeito. Quanto a eutanásia, sei que é errado, mas tem situações que não tem como não pensar nela. Mas só Deus pode tirar a vida, afinal pertence a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, me identifiquei com tudo o que você disse, amei seu comentário Sil. Muito obrigado por sua participação, amei saber a sua opinião geral sobre a obra, a autora e o tema que o livro aborda.

      Beijos e boas festas!

      Excluir
  4. Olá, amei o seu post. Apesar de eu não ter lido nada da autora, Como eu era antes de você é um livro muito bem falado por todos e sempre fui curiosa para conhecer essa história. Essa entrevista está muito boa e é muito bacana para conhecer mais da autora. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin, por isso decidi mostrar a entrevista. Que bom que você gostou, acho que a segunda parte sai logo no inicio de 2016. :) Vou aproveitar as festas de fim de ano e tirar uns dias de férias do blog. kkkk

      Beijos e boas festas!

      Excluir
  5. Olá... tudo bem??
    Apesar de não ter interesse em ler esse livro, porque não é o tipo de leitura que eu curto, porém a temática é forte e sim gera muitas discussões, afinal a eutanásia é um assunto bem polêmico e já digo de cara que eu não curto essa forma de escolher sobre a vida, por mais difícil que a vida esteja. De qualquer forma, eu curti a postagem de hoje, senti simpatia pela a autora... ela foi um amor em falar sobre a vida dela.... sobre os seus sentimentos durante a escrita do livro... foi muito legal... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que é questão de gosto, por isso te entendo perfeitamente. Fico feliz que menos você gostou de conhecer a autora né?

      beijos e boas festas

      Excluir
  6. Nossa oito livros eu achando q esse era o primeiro u.u to muito afim de ler algo da autora so ouvi bem dela


    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sabia que ela já tinha lançado tantos livros, gostei bastante de ter essa informação.

      beijos e boas festas!

      Excluir
  7. Olá,

    Eu já li os quatro livros que foram lançados pela Intrínseca e não vejo a hora de ler os que foram lançados pela Bertrand. A Jojo é uma máquina de sucesso, todos os seus livros são bons e emocionantes, meu preferido continua sendo Como eu era antes de você, mas Um mais um vem logo atrás <3
    Parabéns, adorei seu post!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda no li este último dele que você falou,espero gostar dele. Mais sabe, acho que não terá como bater Como eu era antes de você.

      beijos e boas festas!

      Excluir
  8. Oiii, sou encantada com esse livro e Jojo... Já li também o A garota que você deixou pra trás, que inclusive gosto mais ainda que desse. Eu me envolvi tanto com a história do Will e a situação dele. Ri tanto da Lou e suas manias, sua meia listrada e etc. Estou louca pelo filme que vai lançar. Acho que se eu escrevesse livros, também colocaria nos personagens um pouco de mim, pra ter um tiquinho de mim espalhado em cada canto/personagem/página. E sim, super recomendo a leitura. Infelizmente, não chorei, não consigo chorar lendo, mas me tocou bastante. Adorei o post. Já pensou se um dia é você quem entrevista essa rainha? <3
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, se fosse eu a entrevistar ela eu ia ficar super nervosa, nem sei se conseguiria formular as perguntas direito. Kkk
      Enfim, que bom que você gostou.

      beijos e boas festas!

      Excluir
  9. Oi Nathália, Tudo Bom?
    Já li "Como eu era antes de você", foi um dos livros mais lindo quê tive o prazer de ler. Ele me ensinou o quanto a vida é importante e está cheia de significado. Estou torcendo para que o filme seja tão emocionante quanto o livro.
    Parabéns, o blog está com um layout lindo.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que o filme seja bom, geralmente, eu não gosto de adaptações mais vamos esperar né?

      beijos e boas festas!

      Excluir
  10. Olha eu ainda não tive a chance de ler as obras da Jojo, mas tenho bastante curiosidade
    porque todos tem comentado muito bem, principalmente de sua nova ibra que tem mexido com o coração de várias pessoas. Mas mesmo assim confesso que adorei ler sua postagem e espero poder ler o livro COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ o mais breve possivel. Provavelmente ano que vem, porque agora com o ano acabando nem dá tempo mais por conta de uma série distópica que estou lendo, mas mesmo assim já estou com a dica anotada e espero gostar bastante da estória como tantos outros leitores =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-amor-amargo.html

    ResponderExcluir
  11. Oi...
    Acho super legal a relação que você tem com esse livro, e é bem semelhante com a que tenho com "O lado bom da vida" :)
    Quero acompanhar todos os posts.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu li metade lá no site da editora.E, sei que preciso ler um livro dela.Todos falam tão bem de sua escrita e originalidade *_*
    Gostei da sua ideia,ehehehe.


    beeijão <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nathalia!
    Ainda não li nada da autora, mas por falta de tempo, tenho uns dois livros dela na estante.
    Adorei a entrevista, gosto de saber sobre esse processo de escrita.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora