Mais que Literatura... - Plágio na "blogosfera"

by - 16:14




Oiiii gente, hoje venho falar de um assunto que permeia a blogosfera a muito tempo e que dificilmente deixará de existir nesse meio em que vivemos. Estou falando do plágio. Antes de começar a falar mais sobre minhas experiências, vamos ver o que o dicionário Aurélio nos diz sobre ele:


Definição de plágio:

1. ato ou efeito de plagiar;
2. jur apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra, intelectual etc. Produzido por outrem. Origem da palavra: vem do grego 'plagios' que significa; 'trapaceiro', 'oblíquo'.

Agora que você sabe o que é plágio vamos a uma definição mais informal, segundo o site projetoescolalegal.org.br o plágio é: 

"...mais uma modalidade de violação dos direitos autorais. Ele é caracterizado pelo ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, obras audiovisual e de artes, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. Funciona como uma “cola”, onde alguém assina ou apresenta como sua uma obra que, na verdade, é de outra pessoa". (trecho retirado do site, datado de 26/02/2010)

Para você que leu e mesmo assim ainda não conseguiu assimilar, trazendo para a blogosfera literária, o plágio nada mais é do que você ver uma resenha de um blogueiro e fazer outra resenha com as mesmas palavras dele, é o tão famoso Ctrl C + Ctrl V. Se você é blogueiro deve saber que não é fácil fazer uma resenha ou um outro post qualquer, sabe que você, as vezes, passa horas pensando, elaborando e criando um material que você ache bom e bacana de ser compartilhado e faz isso com um maior carinho. Ai pense comigo, um belo dia você se depara com uma resenha e começa a ler, logo depois fica: ops, já li isso em algum lugar... quando vai conferir... epaaaa! Surpresaaaaaaaa! A resenha é igual a sua, só muda uma ou outra palavra e ainda tem coisa pior, que é quando nem mudam nada, nem os eventuais erros ortográficos que você poderia ter deixado escapar. É aquela coisa bem descarada mesmo! 


Eu ainda não pesquisei nada para saber se alguma resenha ou outra coisa que fiz já tenha sido plagiada, para ser sincera, nem quero ir atrás, sei que se achar eu vou ficar bem irritada. No entanto, como passe de mágica pode ser que você encontre algo, assim como eu, né?  


Plagiando Comentários:

Existe também uma modalidade de plágio que nem sempre é comentado ou que se é dado atenção, e que acredito ser muito mais feito do que as da resenha e etc. Estou falando do plágio dos comentários. Eu por exemplo, estava visitando um blog e antes de ir para outro, teve uma postagem que me chamou atenção. Nela a autora falava de um livro que gosto muito e fui olhar a opinião dela sobre o mesmo, li a resenha e quando passei para os comentários, vi o seguinte:




Até ai nada demais né? Um simples comentário. No entanto, seria nada demais se não fosse isso:


Bom, como podem ver, houve um Ctrl C + Ctrl V tremendo. E pelas datas no print dá para vocês verem  quem copiou quem. Confesso para vocês que assim que bati o olho me lembrei quando escrevi. kkk Para infelicidade da dita cuja, ela foi copiar logo um comentário de um livro que eu mais que gostei de ler e que amei comentar em um blog. Sem falar que sou acostumada a comentar por ai né? rsrs Talvez, essa menina nem volte a comentar nesse blog ou volte a essa postagem, mais se assim o fizer, ela vai ficar super feliz- sqn- de ler um comentário bem fofo que eu deixei endereçado a ela. :)


Gente, por favor né? Copiar comentários? Isso é o cúmulo. Uma coisa tão fácil é você ler uma postagem e fazer um comentário bacana, mesmo que não tenha lido o livro. Afinal, você está em um blog literário e ainda tem preguiça de ler uma resenha ou outro post qualquer? Porque você não faz então aqueles comentários genéricos do tipo: "adorei a resenha", "não conheço o livro", "gosto muito de livros desse gênero". Aqueles que a gente sabe que a pessoa não se deu ao trabalho de ler uma linha se quer e só comentou para ver o seu comentário retornado no seu blog. Acho esses mais válidos do que esses copiados da vida.


Quero dizer desde já que não sou a dona da verdade e nem nego que já cometi esse erro, afinal, sei que devo ter copiado uma coisa ou outra, mais por descuido, devo não ter dado os devidos créditos. Pode ter a certeza que se eu fiz isso, não foi com essa intenção, hoje mais do que nunca, me policio na hora de escrever e publicar alguma coisa. Por isso, posso dizer com a mais absoluta certeza que nunca copiei assim na cara dura- seja uma resenha ou um comentário-, sem tirar uma virgula, como aconteceu comigo. Principalmente em comentários. Afinal, posso não fazer comentários sempre bem elaborados e grandes (já que o post pode não me interessar muito ou essa pessoa que vos escreve esteja com uma preguicinha básica em comentar...kkk) mais quem me conhece, sabe que o mesmo sempre vai estar condizente com a postagem e isso acontece por um simples motivo, eu LEIO o que escrevem. 

Plágio é crime leitor, se você não se preocupa em cometer um ato ilícito, então, evite uma vergonha (como essa menina onde deixei um recadinho lindo para ela). Pense bem antes de sair por ai copiando seja lá o que for. Quem já fez faculdade sabe da importância da autoria de um trabalho e sabe da campanha que se é feita para que os alunos não copiem os trabalhos acadêmicos já produzidos. Vamos aplicar isso na blogosfera pessoal, sejamos mais criativos! Só temos a ganhar com isso.

Agora, aguardo a opinião de vocês, já passaram por isso? O que pensam a respeito? 

Beijos e até a próxima!

Gostou do post? Confira também!

14 comentários

  1. O plágio é um absurdo!
    Uma vez me deparei com um texto meu em uma página de uma conhecida, onde ela dizia escrever... sem me dar os créditos, LÓGICO.
    Fiquei tão p da vida que acabei comentando o texto e dizendo que era meu e, claro, nunca mais falando com a dita-cuja.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaaaa, eu acredito que teria essa mesma reação que você Soraya. É tão chato isso, só sabe quem passa...

      Excluir
  2. Oi
    È horrível que faz plágio e pior que não é só na blogosfera que tem,
    eu nem sei se já usaram algo meu, mais são pessoas preguiçosas e descaradas que querem ganhar em cima dos esforços de outros.
    Nem sábia que cometem até plágio de comentários que coisa feia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu já tinha visto falarem de comentários plagiados pois participo de tops e já vi alguns comentários das blogueiras. Eu sei que eu tenho pena de quem faz isso...kkk

      bju

      Excluir
  3. Ooi, tudo bom??
    Agora estou até com medo de colocar alguma resenha minha no google e aparecer um plágio o.o Já vi blogs que apenas postam plágios de outras resenhas, não tem vergonha na cara né.
    Só quem é blogueiro mesmo que sabe quando tempo leva para escrever algo legal, agora copiar comentário? Aí já é doença, para que entra no blog e comenta se nem se deu ao trabalho de ler o post?
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mandy, acho um absurdo uma pessoa estar em um blog literário e ainda ter a preguiça de ler a postagem e comentar né? Isso é o minimo, se não leu o livro, fale o que já escutou, leia uma parte da resenha e faça um comentário bacana...essas coisas. kkk Ideias não faltam, é só escrever...

      bju

      Excluir
  4. Olá Nathalia,
    Vejo muitas pessoas copiando a outra e acho isso extremamente ridiculo. Mas, infelizmente, as pessoas fazem isso - gostaria de entender o por quê!
    Amei o que você escreveu e concordo plenamente.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma palavra pra isso Bruna e se chama preguiça....
      preguiça para ler...
      preguiça para escrever...
      preguiça de pensar...

      Infelizmente, isso acontece aos montes.

      Excluir
  5. Olá, Nathalia.
    Nunca fui plagiada mas nem sei o que faria se fosse hehe. Já tive resenhas postadas na integra em outros blogs, mas os blogueiros deram o crédito, mas fiquei um pouco chateada sim de não terem me perguntado se podia. Agora essa de plagiar comentários ainda não tinha visto não. Que absurdo! Não sabe o que comentar, não comente nada que é melhor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Sil, se eu soubesse que alguém postou algo meu, mesmo dando os créditos, confesso que ficaria chateada. Acho que primeiro, a pessoa tem que entrar em contato comigo e perguntar se aceito, ai sim só depois postar.

      bju

      Excluir
  6. Oi.

    Nunca fui atrás de plágios e se alguém o fizer problemas deles, mas que é feio isso é muito, além de ser crime. Agora fiquei passada com isso do comentário - risos, é ser muito trouxa mesmo.
    Meu blog é trancando e se a pessoa quiser minhas resenhas vai ter que digitar hahahaha. E, olha que elas nem são aquilo tudo

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, por causa dessas coisas eu também bloquiei tanto textos como comentários aqui no blog. Sei que não resolve, já que existe modos de burlar isso, mais agora aqui é assim, se quiser copiar pode fazer, agora o trabalho é em dobro. kkkkk

      bju

      Excluir
  7. Oi Nat,
    Rindo muito com a a cara de pau dessa menina gente...COMENTÁRIO? SENHOR.
    Nunca pesquisei também sobre minhas resenhas...mas, volta em meia vemos ideias copiadas...mas fazer o que né.
    Até o aviso da minha caixa de comentários, já copiaram. Basta ver e rir, comendo muito chocolate pra não se estressar hahaha

    AMEI AS GIFS ♥

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ver Nana, se tu ficou surpresa com comentários eu agora fiquei com esse plágio do aviso na caixa de comentários...kkkk É cada uma viu. :)

      bju

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora