Foto retirada do rfidbrasil |
O assunto de hoje é um pelo qual todo amante de livros já deve ter passado. Emprestar ou não um livro? Esse não é um assunto novo mais gostaria de saber a opinião de vocês e suas experiências.
Mais antes de tudo, vamos falar um pouco do lado positivo de se emprestar um livro:
1. Quando emprestamos um livro, estamos levando a essas pessoas ao caminho da luz-sqn. Está frase pode até ser uma brincadeira mais a verdade é que o ato de emprestar livros acaba incentivando a leitura das pessoas. O que é algo positivo.
2. Temos com quem comentar- é tão bom (e um pouco raro) quando encontramos pessoas que podemos ficar horas comentando sobre tal livro, tal autor ou tal história. E se essa pessoa ama o mesmo livro que você então??? Vira praticamente best friend...kkk
3. Aumenta o conhecimento de boas histórias- é inegável o poder que um amigo ou conhecido exerce sobre as escolhas de nossos próximas leituras. Afinal, como essa pessoa já nos conhece, sabe mais ou menos os nossos gostos. Num belo dia ela ler um livro e diz que você precisa urgentemente ler. Ai, mesmo você tendo uma pilha pra terminar, passa esse livro na frente e não é que o mesmo acaba se tornando um dos seus favoritos!!!! :)
4. Uma fonte!- da mesma maneira que você empresta um livro o seu amigo/conhecido pode fazer o mesmo por você. Então, se você não tiver uma grana pra comprar aquele livro, pode pedir emprestado a esse amigo/conhecido. Olha que coisa boa!!!
Mais como nem tudo são flores, vamos falar das coisas ruins do empréstimo (que infelizmente são mais comuns do que gostaríamos).
Quem já sentiu essa sensação? |
1. Hasta la vista baby- é isso o que o livro praticamente diz. Quem já não emprestou um e nunca mais viu a cara? (eu inclusive... :( ) E quando é um dos seus favoritos????? Ohhhhh raiva que nos consome, se arrependimento matasse já estaríamos mortinhosssss!!!
2. A volta dos que foram- eiiiitaaaaa, e quando o bixim vem é só alegria-sqn. Isso porque quando eles vem (depois de uma eternidade) nunca voltam do jeito que foram. É folhas manchadas, capas desgastadas e com orelhas de livros (marcador que é bom...).
3. Tempo, tempo, tempo...quero te fazer um pedido- traga logoooooo o bixim! Bom, tudo bem que geralmente não estabelecemos uma data limite para que entreguem o livro, mais passar muitos meses ou até ano com o livro é covardiaaaaa! Quase ficamos sem voz ou dedos de tanto mandar mensagens no watts pedindo o livro de volta! Cansamos de escultar desculpinhas como está sem tempo, que tá com muito trabalho, que está terminando. Se estava sem tempo porque não pediu depois?! Espere as férias...kkk
Isso é pra aqueles que emprestei e nunca mais vi a cor do livro |
Como podemos ver, existe muitos pros e contras em emprestar um livro. Meu conselho, digo por experiência, é que pense muito antes do ato (kkk). Hoje, não empresto meus livros queridos e explico direitinho para a pessoa o porque disso. Infelizmente por uns, todos pagam. :( Mas quem sabe em um futuro eu esteja caridosa e acabe emprestando? Claro que só depois de assinarem o contrato:
Retirado do site: literatortura.com |
Até a próxima!!!!
Olá!
ResponderExcluirPor eu frequentar uma biblioteca pública há mais de 15 anos, sei muito bem o que é cuidar de um livro que não me pertence. Porém, meus amigos nunca me pediram emprestado, pelo simples motivo que meus gostos são bem diferentes dos deles hahaha mas já peguei emprestado dois livros de uma amiga e devolvi do mesmo jeito que peguei!
resenhaeoutrascoisas.blgospot.com
Ter gostos diferentes ajuda muito, já que não temos que dar desculpas...kkkkk Brincadeiras a parte, seria tão bom que todos devolvessem os livros como eles vieram né?
Excluirbju
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiradorei o post, mas por mais que emprestar seja um incentivo a leitura, nao consigo dizer isso pra meu cerebro, ele insiste no "Nao empreste!".
ResponderExcluirclaro que eu emprestaria pra alguem que assim como eu ama ler, e sei que essa pessoa compartilharia os mesmos sentimentos que tenho em relaçao a um livro, mas como nao conheço nenhuma, fica por isso mesmo.
Te entendo Manu. É dificil mesmo emprestar, ainda mais depois de experiencias ruins. Por outro lado, é bom você emprestar, faz bem.
Excluirbju
Oi Nathalia!
ResponderExcluirDificilmente empresto um livro. Só há umas poucas melhores amigas, amigas essas que tem o mesmo amor por livros e sei que cuidam tão bem dos livros quanto eu. As vezes dou até o livro de presente pra não ter que emprestar o meu.
Adorei o post!
Beijos!
Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com.br/
Oi Cintia, essa ideia é muito boa. Diga ai, quem não gostaria de um livro como presente no lugar de emprestado? Kkkk
Excluirbju
Oi,Nath!
ResponderExcluirSe existisse somente os prós, eu emprestaria meus livros numa boa. Mas tem esses contras que me fazem correr da frase "me empresta um livro?" ahuhuah.
Já vai fazer um ano que emprestei um e até hoje não tenho noticias dele nem da meliante.
Acho que vou começar a usar esse contrato, porque é complicadoo.
Beijos
Construindo Estante || Curta a fan page
#MêsDosNamoraados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
Participe!
Se esse contrato realmente desse certo eu usaria viu? Eu tenho um que emprestei faz quase um ano e cansei de cobrar e a dita cuja nunca devolveu. Enfim, sem problemas, agora não empresto mais. Kkk
Excluirbju
Encontrei uma colega nova de trabalho que gosta tanto quanto eu de ler e já emprestei alguns livros a ela que voltaram intactos, percebi que finalmente posso emprestar meus livros sem medo e espero que siga assim...rsrs.
ResponderExcluirNunca fui muito de emprestar não.
Beijo, Vanessa Meiser
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Ahhhhhh quando encontramos pessoas assim, Vanessa, dá até gosto emprestar. Pois assim podemos comentar sobre tal personagem, tal autor... é ótimo!
Excluirbju
RSRSR Olha eu só empresto mesmo para quem é MUITO amiga mesmo e sei que tomará tanto cuidado quanto eu tomo com o livro.Adorei a postagem.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oiiii Luiza, tem que ser muito amiga pra mim pensar se empresto ou não? Kkkk O negócio é ter cuidado mesmo.
Excluirbju
Oii...
ResponderExcluirMuito bom o seu post!
Eu morro de ciúmes dos meus livros. Só empresto mesmo para quem eu sei que vai cuidar direitinho e que vai me devolver. Hahahaha
Tenha um bom Domingo!
Beijinhos ;**
Leitora Online
Facebook | Instagram | Twitter
Acho que o certo é a gente ter cuidado mesmo. Eu sei que meus favoritos não empresto, tenho muitos ciúmes. Kkkk
Excluirbju
Olha sou a favor dependendo do livro e da pessoa .pq perdi meu dracula capa dura emprestando x.x nunca mais vi a pessoa e ja voltou livro meu rasgado o.o entao hoje em dia empresto quase nada
ResponderExcluirNão sei o que é pior, não ver mais o livro ou ver o bixin todo rasgado... :( É uma irresponsabilidade muito grande. :oO
ExcluirOi Nath!
ResponderExcluirAdorei a postagem mas eu ainda sou otária pq eu empresto meus livros HAUEHAUEHAUEUAHE Tipo, tenho uns quatro livros que adorei que até agora não vi mais e-e
Sempre digo que: nunca mais vou emprestar mas tô lá emprestando D:
Mas adorei o lance do "contrato" KKAKSKAKSKKS acho que farei isso
Beijos!
www.livroterapias.com
Oiii Nath, pelo que vejo você é uma alma caridosa. Kkkk Boa sorte, espero que você veja novamente os seus livrinhos... :)
Excluirbju flor!!
Oie! Indiquei seu post lá no blog :)
ResponderExcluirBeijos
Meu Meio Devaneio
Já dei uma olhadinha Soraya. Muito obrigada pela indicação.
Excluirbju :)
Oi Nathália!
ResponderExcluirÉ muito difícil eu emprestar meus livros porque são raras as pessoas em quem confio para isso e que sei que vão cuidar deles como eu cuido. Como todo mundo sabe que sou obsessiva com meus livros, nem preciso me dar ao trabalho de inventar desculpas para dizer não, rsrs
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Oii Mari, ser verdadeira e falar assim é bem melhor. Já que não temos que enventar desculpas. Por isso, falo logo o porque da minha pessoa não emprestar mais os meus livros.
Excluirbjus
Oi Nathalia, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não gosto de emprestar os meus livros, morro de medo deles não voltarem como emprestei, por isso só empresto os meus livros para os meus amigos que eu sei que vão cuidar deles como se fossem um filho, caso o contrário não empresto nem se me apontarem uma arma empresto....
Bjoos
Oiiiii Amanda, sei bem como é essa sensação. Me passa as mesmas coisas. Kkkk
Excluirbju
Tema polêmico! Emprestar é bom, incentiva a leitura, mas da um aperto no coração!
ResponderExcluirEsse contrato de empréstimo é uma ótima idéia! Hahaha... Mas eu só empresto para quem eu realmente eu conheço! Ja emprestei para um amigo q marcava onde parou dobrando a página!!! Eu morro se ver isso! Sou chata mesmo com meus livros!
Também sou um pouco chatinha, absolutamente não gosto dessas dobrinhas nas páginas, se vier uma folha manchada ou coisa do tipo, a pessoa a quem emprestei já tá na minha lista negra...kkkk
Excluirbju
Postagem muito boa.
ResponderExcluirEu sou o tipo de pessoa que costuma pegar livros emprestados, mas cuido muito bem deles e também gosto de emprestar, mas quando o livro volta estragado dá vontade de pedir um novo, rs
Nem me fale, pra mim é o cúmulo não cuidarem daquilo que não pertence, que é de outra pessoa.
ExcluirEu tive várias decepções por emprestar livros, nunca tive problemas dos livros não voltarem (até porque eu cobro mesmo, se demoram para devolver), mas já tive livros que foram novos e voltaram acabados/rasurados/amassados; e por conta disso, parei de emprestar. E é exatamente o que você disse, por descuido de uma pessoa, a gente acaba deixando de emprestar para outros. Atualmente só empresto livros para pessoas que eu tenho certeza absoluta de que vão cuidar bem, e essas são poucas.
ResponderExcluirhttp://lenabattisti.blogspot.com.br/