Mais que literatura... #01 - Série North and South, BBC, 2004



E no mais que literatura de hoje, vamos falar um pouco sobre uma série que amo de paixão e divide meu favoritismo com Orgulho e Preconceito da Jane Austen (BBC, 1995), estou falando de North and South (Norte e Sul). 

A mesma foi produzida pela BBC em 2004 - em quatro capítulos, sendo baseada no romance homônimo de Elizabeth Gaskell (publicado em 1984), teve como protagonista a atriz Daniela Denby-ashe como Margaret Hale e o ator - lindíssimo por sinal - Richard Armitage (o anão Thorin Escudo de Carvalho do filme "O hobbit") como o John Thorton.


A história inicia-se com Margaret, que por uma série de problemas em sua família, se vê diante da necessidade de sair do Sul- campestre e aristocrático- para a cidade industrial de Milton no norte da Inglaterra, cidade onde mora o nosso querido Sr. Thorton.

John Thorton e Margaret  Hale
É nesta cidade que haverá um choque entre as realidades dos nossos protagonistas, é nela que Margaret passará por situações que irão amenizar seu pré-conceito, formado ainda quando morava no Sul da Inglaterra. É onde sua sensibilidade acabará desarmando John. É onde o romance se desenvolve e nos envolve.

Fábrica de Milton

Mais do que romance, a série também aborda questões sociais e as relações entre sindicatos e patrões no inicio do século XIX. Recheada de interpretações magníficas, de uma trilha sonora impecável e de uma fotografia simplesmente MARAVILHOSA, North and South mostra a qualidade das produções feitas pela BBC e a sensibilidade das grandes autoras inglesas do século XIX. 


Se você gosta de histórias no estilo de OeP de Jane Austen vai amar a série e caso esteja interessado, e ainda não assistiu, você poderá encontrar os 04 episódios aqui . E se você já assistiu, o que achou dos atores, da fotografia, e dos personagens? Faltou alguma coisa? Alguma cena? 


Abaixo deixo um vídeo com cenas da série: 

Vídeo



E até a próxima!

0 comentários :

Postar um comentário

Uma das coisas que mais incentiva uma blogueira é saber o que estão pensando sobre o seu trabalho. Por isso seu comentário é IMPORTANTE. É com ele que vou saber se estou indo pelo caminho certo. Criticas positivas? são mais que aceitas. Criticas negativas? também, só peço que seja feita com respeito. Esse é um espaço para trocar ideias e espero ver você por aqui.