O Vento me disse... #64 - O Beijo das sombras - Richelle Mead


O Beijo das Sombras
Autora: Richelle Mead
N° de páginas: 320
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Série: Academia de Vampiros #01
Skoob: Aqui
Comprar: Aqui
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.  Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

A primeira coisa que me vem à cabeça ao falar sobre o primeiro volume da série Academia de vampiros - escrito pela autora Richelle Mead e publicado no Brasil pelo selo Agir da Editora Nova Fronteira em 2010 - é: "- como não prestei atenção antes?", "- Como essa série passou desapercebida por mim durante tantos anos?". Em meu favor esta o fato de que não costumo ler livros com temáticas sobrenaturais. Então, quase 10 anos depois do seu lançamento, me arrisquei na leitura e quer saber? Não me arrependi de forma alguma.

A trama começa com Lissa Dragomir, uma princesa vampira que fica órfã depois de perder os pais em um acidente de carro. Sendo a última de sua linhagem, Lissa não entende os poderes que vem desenvolvendo e que a torna tão diferente dos demais Morois (vampiros "bons"). A única pessoa que está ao seu lado é sua melhor amiga, Rose Hathaway, uma Dampira (metade humana e metade vampira) que atua como sua guardiã. 
Um dia, depois de um alerta dado pela professora Karp, as duas decidem fugir da escola São Vladimir e vão viver entre os humanos.

No mundo "real", as duas terão que enfrentar ameaças como os Strigois - vampiros mortos que se alimentam principalmente do sangue dos Morois - que buscam acabar com as 12 famílias reais que governam o mundo dos vampiros e de agentes da própria escola. Em uma noite, quando tudo parece estar em ordem, Lissa e Rose são encontradas pelo russo Dimitri Belikov, o super guardião da escola que foi designado para trazê-las de volta em completa segurança.

Apesar de toda segurança, São Vladimir não parece ser um lugar tão seguro já que desde que Lissa voltou a academia, vem sofrendo uma série de ataques que a amedronta e a afeta completamente, tendo em vista que suas emoções deprimentes afetam seus poderes de Espírito e consequentemente atinge seu psicológico e sua própria amiga Rose - que desde que foi salva das sombras e voltou da morte tem uma ligação extrema com ela. Assim, ambas tentam lidar com o resto dos estudos, poderes, treinamentos, amigos, inimigos e novos amores.

O Beijo das sombras foi uma leitura inesperada. Isso aconteceu em grande parte pelo fato desta pessoa que vos escreve, ter expectativas super baixas com ralação a série como um todo - pensava que o enredo era mais do mesmo; romance juvenil com vampiros, sangue, morte e cenas "calientes". Sem falar no julgamento inicial das capas dos livros. Aliás, tenho que falar: as capas da série Academia de Vampiros são um fator super negativo, não são nada atraentes ou condizentes com o enredo apresentado, por esse motivo não se iludam com o visual. 
A autora soube escrever uma história rica em aventura, descobrimentos, política e amizade; ganhando fôlego cada vez mais com o passar das páginas.

Devo elogiar também, a maneira como Richelle narra à trama e na forma como ela caracteriza os personagens - os adolescentes apesar de sobrenaturais parecem criveis e os adultos tem suas características bem delineadas. Falando nos personagens, Rose é uma protagonista que apesar de impulsiva também é forte e decidida. Ela sabe conquistar o leitor, assim como Dimitri. O professor guardião é um dos grandes atrativos da trama e um dos motivos que me fizeram continuar e gostar ainda mais da leitura.

O fato é que o livro passa tão rápido que quando vi já tinha devorado todas ás páginas e, para minha surpresa estava louca para saber o que rolaria no segundo volume da série, Aura Negra. Então, a minha dica de hoje é que evite preconceitos e altas expectativas. Se você é um amante de sobrenaturais tenho certeza que esse livro lhe satisfará, se você não costuma ler livros do gênero mais quer dar uma chance e não sabe por onde começar, O Beijo das sombras pode vir a ser uma ótima escolha. 

Ahhhh, não se preocupe, neste caso, vampiros não brilham!   rsrs

"Me ensine a lutar. Fugir eu já sei."


Série Academia de vampiros:


Todos os livros da série já foram publicados no Brasil. Como mostra á imagem anterior. Em 2014 foi lançado o filme com base no primeiro volume. Eu vi e super gostei, ao contrário de outras adaptações, gostei bastante das pequenas mudanças que fizeram e a escolha de elenco também me agradou muito.

Capa do filme baseado em 'O Beijo das sombras'


14 comentários :

  1. Oi, Nathalia.
    Eu amo essa série e adoro a escrita da autora.
    Uma pena que a editora tenha feito confusão com as capas e os títulos. Além disso, o filme é tão ruim que acabou sendo uma péssima propaganda!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Confesso que também não é uma temática que eu leia com frequencia e apesar de conhecer essa série eu nunca tive interesse, acredito que seja pelas baixas expectativas como você. Saber que o livro é rico em aventura, politica e amizade desperta um certo interesse em mim, assim como o fato dele ser bem fluído. Gostei de conhecer mais a fundo o livro e se tiver a oportunidade eu quero conhecer a série.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Tentei ler essa obra e simplesmente não fui adiante, ela era simplesmente muito parecida com uma outra obra que eu havia lido e acabou que não funcionou comigo, dai tentei assistir ao filme, só não joguei algo na tv, porque né a pobre coitada não tem culpa se não gostei também da adaptação kkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas, adorei seus comentários sobre a obra! Achei a premissa muito legal e pelos seus comentários a obra possui vários elementos que me atraem em uma leitura... Espero poder ler em breve <3
    Valeu pela dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo, infelizmente essas capas não contribuem em nada para atrair o leitor e talvez esse seja um dos grandes motivos para que eu não tenha lido até hoje, uma pena né? Fico feliz em saber que a sua experiencia com a leitura foi boa, isso me deixa animada para fazê-la.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Adoro esse livro, aliás, a série toda! A autora mandou muito bem mesmo, que bom que, mesmo depois de tanto tempo do lançamento você gostou! Eu estou a um bom tempo pra ler a série spin-off dessa, onde vemos a história de um certo personagem que você ainda vai conhecer. rs Bem, te desejo boa leitura, e que você possa curtir a série do incio ao fim!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro essa série, cheia de reviravoltas e muitos personagens apaixonantes. Lendo sua resenha me bateu aquela saudade. Sou fã de leituras com sobrenaturais, vampiros e enredos instigantes.
    Espero que goste dos outros volumes.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem???

    Já faz um tempo que cansei de vampiros, e não consigo ler, nem assistir nada da que tenha vampiros.
    Acho essa serie muito extensa, mas é sempre bom quando pegamos algo que goste, e fico feliz que essa serie fez isso com vc.
    Nunca li nada da autora, e nem imaginei que existia o filme.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Sei que essa série é bem popular entre as leitoras que gostam de vampiros nos livros, mas eu confesso que esse tipo de livro não me interessa em nada por isso hoje deixarei a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi! Também já vi essa série por aí e não me interessou em nada, por achar que seria justamente o que você disse, mais do mesmo, romance juvenil, com vampiros, cenas hot e tal. Mas que bom que li sua resenha! Achei tudo muito seguro e interessante, principalmente o fato dos personagens serem bem estruturados. Amei a dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros do gênero, ainda mais quando os personagens são vampiros. Embora há muito tempo eu não leia nada sobre vampiros até o fim. Essa série, já pensei em ler várias vezes e sempre protelo. Sempre acreditei, devido as críticas que ouvi, que fosse uma série fraca, assim como você pensou um dia. Mas gostei de saber que a obra vale a pena ser lida, vou priorizar essa obra, vai que eu gosto. Depois de sua resenha me animei, me animei de verdade. Bexus :*

    ResponderExcluir
  12. Olha, confesso que nesse caso prefiro meus vampiros que brilham, viu. Que bom que você achou a história boa, eu achei bem ruim. Rss
    A história realmente passa rápido, mas achei a escrita péssima e li só esse mesmo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Amei, adoro histórias e séries com vampiros, mesmo muito me decepcionando muito. Nunca havia visto esse livro, fico feliz em conhecer. Ótima resenha ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu acho que já vi o filme mas ainda não tinha parado para saber mais sobre os livros. É tão bom quando pegamos um livro com expectativas baixas e ele nos surpreende positivamente. Agora fiquei interessada em ler também.

    ResponderExcluir

Uma das coisas que mais incentiva uma blogueira é saber o que estão pensando sobre o seu trabalho. Por isso seu comentário é IMPORTANTE. É com ele que vou saber se estou indo pelo caminho certo. Criticas positivas? são mais que aceitas. Criticas negativas? também, só peço que seja feita com respeito. Esse é um espaço para trocar ideias e espero ver você por aqui.