O Vento me disse... #88 - Cinquenta tons de liberdade - E. L. James

by - 19:44


Cinquenta tons de liberdade
Autora: E.L. James
N° de páginas: 544
Editora: Intrínseca
Trilogia:  Cinquenta tons #03
Ano: 2012
Skoob: Aqui
Compre: Aqui

Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade,...



   Cinquenta tons de liberdade enfim nos apresenta o desfecho da história do controlador Christian Grey e a teimosa Anastasia Steele. Sinto que serei breve neste relato pois acho que todos (ou quase todos) sabem quem são esses personagens (ainda mais depois da adaptação dos cinemas) e/ou já conhecem a sua história, portanto não carecendo de muitas apresentações.

   Neste último volume, podemos acompanhar como é a vida dos protagonistas depois de casados. Como era de se esperar, pequenos e grandes conflitos acontecem e vemos eles adaptando suas vidas à nova realidade. Sobre os protagonistas, percebi que o Chrstian evoluiu em relação aos livros anteriores pois mesmo  ainda querendo controlar tudo à sua volta, é perceptível o seu desejo de fazer com que a Ana permaneça e se sinta bem ao seu lado (mesmo que isso faça ele deixar o lado mais sombrio que esteve com ele por tanto tempo). Já a Anastasia continua um pouco teimosa, com algumas manias irritantes que de um modo geral acabamos relevando, ainda mais levando em conta todo contexto.

  A narrativa de E.L. James continua bem parecida com os outros primeiros volumes, ou seja, contendo certos vícios, enrolando um pouco e mantendo deusas interiores vivas, mais ainda sim envolvendo o leitor de uma maneira boa. Nem vou entrar muito nessa questão pois já falei (você pode conferir aqui e aqui) o que penso sobre a escrita da autora. De novidade nesse ponto, só um pouco de suspense que aparece com o retorno de um personagem imprevisível.

   Eu não acho esse livro da trama seja o melhor - pra mim continua sendo o cinquenta tons mais escuros - mais gosto dele pois enfim sabemos o desfecho da trama e de fato conhecemos o que levou o Christian a ser o que é. Acho que todas que lemos essa história procurava isso, não?

   A história criada pela E. L. James, publicada pela Intrínseca no Brasil, foi um dos meus primeiros contatos com a literatura erótica, isso ainda lá pra 2013. Fazendo um balanço, da primeira vez que li até a última, algumas das minhas percepções sobre a obra mudaram, ao tempo de hoje discordar de algumas coisas da trama. Apesar disso, o enredo criado pela autora americana ainda é um dos meus favoritos do gênero. Sem falar que é inegável a influência dele na expansão/consumo de histórias do gênero e como movimentou o mercado literário (foram mais de 125 milhões de exemplares vendidos), gerando milhões de dólares e novos leitores.

"É muito mais fácil lidar com a dor do lado de fora".

   Cinquenta tons de liberdade fecha com chave de ouro a história do Christian e da Ana. Uma história intensa, especial e única. Que veio para mostrar que o público feminino atual continua apaixonado por romances, e se eles envolvem algemas, dominadores, bondage e são mais picantes? Melhor ainda! haha

Gostou do post? Confira também!

6 comentários

  1. Oi, amei sua resenha. Eu só li o primeiro livro há algum tempo atrás pra saber sobre o que todo mundo estava falando, e achei bom, talvez algum dia eu termine a trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Li a trilogia anos atrás e gostei de relembrar um pouco sobre a obra. Não sei se hoje em dia a leitora crítica que sou iria apreciar a leitura, mas lembro que quando li foi um livro que cumpriu bem o papel de entreter, mesmo não concordando com várias atitudes dos personagens.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu li só o primeiro livro mas não gostei muito por isso decidi não dar continuidade na leitura da trilogia, mas que bom que gostou, quem sabe um dia eu retome a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá amoreca

    Que delicia de resenha.
    Para mim nostalgia, já que faz tempo que li CTC e matei um pouco a saudade!
    Adorei a resenha!

    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Vou ter que te confessar que tentei ler essa série, mas não passei das 150 páginas do primeiro hahaha. Odiei os protagonistas, só queria entrar no livro e bater na cara da mocinha haha. Além disso, achei a escrita da autora bem monótona.
    No entanto, reconheço que essa trilogia foi realmente um marco para os livros do gênero. Gostei de sua resenha e como apresentou sua opinião sobre o livro. Que bom que gostou da leitura e do desfecho da trilogia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Vivo uma relação de amor e ódio com essa trilogia, ao mesmo tempo que acho fácil a leitura, acredito que a história deixa muito a desejar. De qualquer forma é notável a melhora nos livros, meu preferido ainda é o segundo, mas esse trás um desfecho bem bacana e uma mensagem legal, mesmo que pouco aproveitada. A dica é boa para quem gosta do gênero ou quer começar.

    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora