O Vento me disse...#60 - Proibido - Tabitha Suzuma

by - 20:00


Proibido
Autora: Tabitha Suzuma
N° de páginas: 304
Editora: Valentina
Ano: 2014
Skoob: Aqui
Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Meu primeiro contato com Proibido da Tabitha Suzuna foi em meados de 2013 através de uma tradução amadora em pdf realizada por um leitora brasileira. E mesmo a tradução não sendo 100% dava para notar que o livro não era só mais uma simples história, e foi um fato que ele me emocionou profundamente. Assim, como também foi fato que apesar de já ter o físico (lançado pela Valentina em 2014) há quase um ano guardado na estante, não tive a coragem de reler essa história... não até essa semana.

Tenho que adiantar que isso aconteceu não pelo livro ser ruim, muito pelo contrário. Proibido possui aquelas histórias que simplesmente terminamos e ficamos pensando naqueles personagens, no que eles passaram; sentimos o que eles sentiram, entende? Os "se's" continuaram na minha cabeça por muitos dias e me peguei diversas vezes me questionando como seria se tudo fosse diferente.

"Aos cinco anos ela já aceitou uma das mais duras lições da vida: que o mundo não é justo..."

O livro possui dois locutores que intercalam a narração. Maya e Lochan são os protagonistas, são irmãos, amigos, companheiros... são pecadores. Condenados por sentirem emoções que irmãos não deveriam sentir um pelo outro. Isso mesmo, vocês não entenderam errado, o livro aborda o incesto - o envolvimento sexual entre pessoas do mesmo sangue. Sei que muitos são mais sensíveis e de cara já devem parar por aqui e não vão querer saber nada, afinal, quando posto em realidade é absurdo e nojento uma coisa dessas, no entanto, se você decidiu seguir mesmo pensando assim (foi o que pensei também e ainda continuo pensando), preparem-se para acompanhar uma história dramática que vai além do certo ou errado. 

Maya está prestes a fazer 17 anos, Lochan está perto dos 18. Juntos eles cuidam dos três irmãos mais novos, da casa, dos estudos e deles mesmos. Filhos de um pai que os deixou há tempos e de uma mãe cada dia mais bêbeda e distante, os dois lutam para manter todos juntos e não em um instituição social do governo. As obrigações são muitas e a vida é complicada. Eles estão sempre no limite e acabam sendo afetados de alguma maneira. Seja como o Kit, filho do meio, que anda com quem não presta e sempre se rebela, seja como os menores Willa e Tiffin, que acabam sofrendo sem o carinho de mãe, seja como a Maya que por possuir obrigações de uma adulta não pode ser uma adolescente "normal" ou como o Lochan que acaba sofrendo de uma fobia social que o impede de se socializar na escola.

É nesse caos que os protagonistas acabam criando uma ligação que vai além do que se é permitido. Não foi algo planejado ou que foi logo percebido, foi algo que de repente estava ali. Por isso não pensem que foi fácil para eles aceitarem esses sentimentos que por diversas vezes foram negados. No entanto, as coisas chegaram a um ponto em que os dois já não conseguiam se ver da mesma forma que antes.

"O trimestre se arrastra. As obrigações são muitas, o tempo curto: os trabalhos continuam se acumulando, eu me esqueço de ir ao mercado, Tiffin precisa de uma calça nova, Willa precisa de sapatos novos, as contas a pagar vão se acumulando, mamãe perde de novo o talão de cheque. Como ela está se afastando cada vez mais da vida familiar, Maya e eu dividimos tacitamente as tarefas...".

É bem verdade que a trama não possui grandes reviravoltas e passa boa parte da história narrando o cotidiano dos irmãos que tentam sobreviver aos problemas, ao tempo em que veem o relacionamento deles mudarem. Por isso, adianto que não procurem muitas ações nesse volume e já esperem uma lentidão no começo da história. Apesar dessa demora inicial, quando o cerne da história começa a ser realmente desenvolvido é praticamente impossível parar à leitura.

Não quero entrar em questões morais e/ou religiosas por isso encarei a trama simplesmente como uma história de amor. Julguei menos, condenei menos e me emocionei mais! É como diz no livro, "como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?". Queria que as coisas tivessem terminado de uma maneira diferente, mais sei que a beleza da obra está também no seu fim trágico (de deixar o  mestre dos amores impossíveis William Shakespeare orgulhoso).

"O que acabou de acontecer foi mágico, e ao mesmo totalmente natural, como se no fundo eu sempre soubesse que esse momento chegaria, embora nunca, nem uma vez se quer, tivesse me permitido pensar conscientemente nele, imaginá-lo sob qualquer aspecto".  

Sobre a edição da Editora Valentina eu gostei bastante. Ela possui uma diagramação simples e bem bonita, o início dos capítulos são bem legais e não lembro de ver erros de revisão ou tradução. As folhas são amareladas e a fonte do tamanho certo (nem grande e nem pequena demais). Ahhhh e o que dizer dessa capa? Maravilhosa!

Por fim, preparem-se para se emocionar, questionar, chorar, ter esperança, se revoltar, julgar... e aceitar que nem sempre as coisas acontecem como se é o esperado por você, por mim, pela sociedade. Quando assim o fizer, verá que as mais belas histórias de amor não só são aquelas dos casais "perfeitos" e dos felizes para sempre. Existe um lado imperfeito que também é intenso e que nos mostra que o sentir é a coisa que mais nos marca na vida, e que a morte é a responsável por eternizar ela.

Proibido já está eternizado e definitivamente é um dos meus livros favoritos!!!

Gostou do post? Confira também!

20 comentários

  1. Ola, tudo bem?
    Já vi muitas resenhas positivas, e agora a sua também. Mas como não faz muito o meu estilo, não tenho intenção de lê-lo.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nathalia. Tudo bem?
    Amei sua resenha!
    Acho o incesto um tema bastante polêmico, por isso, até hoje não criei coragem de realizar a leitura. Porém ao ler sua resenha fiquei com aquele pulguinha atrás da orelha e me bateu uma vontade inesperada de ler, devido aos seus excelentes comentários.
    Vou anotar a sua dica e com certeza ainda esse ano lerei...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu não sabia que esse livro tratava de incenso, gente, tô chocado. Depois de ter feito a leitura da sua resenha tenho que deixar bem estampado, "ESTOU LOUCO PARA LER ESSE LIVRO". O tema abordado chamou muita a minha atenção, a forma que você elogiou a obra me animou também. Adicionei à minha lista de desejados e irei fazer a leitura quando possível! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Proibido é um livro extremamente complicado ele te comove e te leva a um patamar de sentimentos inacreditáveis !Eu ainda não sei o q senti sobre este livro ele te joga contra tudo aquilo que vc imagina e acredita! No final eu odiei e não sei o q senti de verdade ainda estou confusa

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Eu também já fiz essa leitura e acho esse livro arrasador também, sempre recomendo muito essa leitura repleta de emoções e conflitos. Adorei poder conferir suas impressões a respeito, e claro, me identifiquei muito com sua resenha, impossível não se comover, seja pela temática ou pelos personagens marcantes, enfim tudo é muito intenso mesmo.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  6. Oi, só vejo resenhas positivas sobre o livro mas minha opnião é a mesma, não sei se tenho coragem de ler pois todas falam que sofrem rsrsrs Gostei da sua resenha, mas só ela já me da um aperto no coração. Devo continuar adiando. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Li o livro com a mesma perspectiva que você: como uma história de amor e esse livro me dilacerou. Infelizmente eu já sabia tudo do livro, inclusive o final, mas ainda assim, foi uma leitura que me tirou do eixo e me fez ficar de luto por muito tempo.
    Adorei ler sua resenha e relembrar desta história que para sempre estará no meu coração.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem ?
    Eu li este livro tem bastante tempo, recebi quando tinha parceria com a editora, na época via muitos comentários como o seu, que era forte e profundo e minha expectativa foi lá no alto, resultado : decepção.
    Eu detestei o livro, achei a temática forte, mas ao mesmo tempo sem sentido para mim.
    Enfim, sua resenha foi ótima e fico feliz que sua experiência tenha sido diferente.
    Beijos
    Resenha de Peça-Me o Que Quiser

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?
    Eu achava essa capa fantástica, queria realmente ler o livro até eu saber sobre o que se tratava e acho que nem todas as pessoas estão preparadas para um tema polêmico como esse. Eu sou uma dessas, então dessa vez vou deixar passar a dica. Fico feliz que mesmo abordando o incesto você tenha gostado. Gostei de saber sobre as suas impressões também.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Já questionei muito isso sabe? Se esse amor é "permitido". Permitido por quem? Pela sociedade? Pela moral e bons costumes? Pela religião? Acho que o amor ultrapassa qualquer barreira social. Ninguém tá aqui na Terra pra sofrer. Eu ainda não li o livro, porque é uma leitura que não quero fazer no momento, mas pretnedo ler mais para frente e quem sabe construir mais informações sobre o que eu acho sobre. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu já li algumas resenhas deste livro e, sim, tem conquistado o coraçao de muitos leitores, segundo tenho ouvido dizer! :) ahah Fico curioso...

    De qualquer das formas, ainda bem que conseguiste entrar na leitura, de espirito aberto, mesmo que a questão coloque alguns problemas mesmo :) Que bom que favoritaste!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro. Amo quando presencio temas polêmicos na literatura e estou bem curiosa sobre ele porque apesar de abordar o incesto e muitos terem esse preconceito, muitas e muitas pessoas amaram o livro, assim como você. E imagino que a autora tenha escrito essa obra com uma sensibilidade que consegue tocar o leitor e fazê-lo refletir bastante sobre a situação dos dois personagens e acho isso sensacional. Espero conseguir ler ainda esse ano!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Eu tenho uma divisão de pensamento bem grande em relação a esse livro: leio ou não leio? E estou pendendo para o lado do leio kkk Depois da sua resenha então, minha vontade de conhecer um pouco mais sobre essa história cresceu bastante, espero conseguir ler essa obra ainda esse ano!

    BJss

    ResponderExcluir
  14. Eu amo esse livro! Realmente é um livro para ler sem julgamentos, e o mais legal é que a autora em nenhum momento instiga o leitor a achar que aquilo é certo, ela deixa o leitor livre para tirar suas próprias conclusões! Também tenho que reler esse livro, e mesmo sabendo o final eu sei que vou sofrer novamente!

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acho que todos começam essa leitura como você começou. Eu também me senti dilacerada. Depois que conclui a leitura fiquei horas olhando para o nada e refletindo. Esse livro precisa, mesmo, ser lido sem nenhum julgamento e, ouso dizer, sem você saber o que vai encontrar para que possa pensar.
    Tenho vontade de reler esse livro e espero fazer isso em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Já ouvi falar muito sobre esse livro e tenho muita vontade de lê-lo mas confesso que não sei como reagir com essa questão do incesto. Talvez tenha que fazer como você ao ler o livro: deixar o preconceito de lado e deixar-me emocionar. Ao mesmo tempo que parece errado tem toda essa situação em que vivem e que aproximam os dois né?
    Outra coisa que chamou minha atenção foi esse final trágico. Espero poder ler esse livro em breve para tirar minhas conclusões.

    Amei sua resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Tudo bem?
    Esse é um dos livros que tenho curiosidade, mas que mais tenho receio de ler. Não sei se conseguiria ficar bem com uma história sobre incesto. É um tema pesado e bem polêmico. Não descarto a possibilidade de ler o livro um dia, mas no momento ainda não me sinto preparada para enfrentar tal leitura. Mesmo assim a dica continua anotada!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  18. O livro é muito bem recomendado, mas eu não sei se tô no tempo certo de ler pq esse é o tipo de leitura que vc tem que fazer na hora certa se não estraga tudo. Então, vou esperar a vontade chegar. Se ela chegar.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Oie
    aff cada dia que passa eu fico mais triste por ainda não ter tido oportunidade de ler o livro, sabe quando você viu tanto elogio e sabe tanto da história que já parece que leu? pois é, adorei sua resenha, espero muito amar quando ler

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tenho esse livro em ebook para ler, mas nunca tive a real curiosidade de o fazer por ser meio que "modinha", haha!

    Não é muito meu estilo de leitura, também. Apesar de todos os elogios à obra, acredito que se arrastaria para mim por ser algo que não me atrai muito.

    Passo a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora