Mais que literatura...#06 - Clássicos Nacionais e suas Adaptações para as Telenovelas

by - 17:37



Para muitas pessoas, principalmente entre os jovens, os grandes clássicos nacionais por terem um linguajar mais rebuscado são considerados leituras "chatas" e "obrigatórias", apenas o tipo de livro que se é para ler quando se está na escola. Não vou negar que tem livros que realmente foi complicado pra mim terminar a leitura- tipo o Ateneu de Raul Pompeia, mais hoje vou falar sobre os clássicos nacionais que são os meus favoritos e que curiosamente- ou não- acabaram sendo adaptados pela televisão brasileira em formato de Telenovela. Vamos lá?

1. Senhora - José de Alencar

Publicado em 1875, essa história de José de Alencar é uma obra inigualável, ele nos conta os costumes da sociedade carioca burguesa da segunda metade do século XIX. Um desses costumes que é explorado por Alencar é o da ascensão social através do casamento. Para quem não leu o livro, Aurélia (à senhora do titulo) é uma protagonista que acaba comprando o amor de Fernando. Não vou explicar muito, mais resumidamente, Aurélia conheceu Fernando ainda muito jovem, este apesar de ter se interessado por ela acaba trocando a mesma- questões financeiras- por Adelaide, uma mulher com poder aquisitivo elevado. A partir deste momento, Aurélia passou a desprezar os homens e quando menos esperava ela se viu diante de uma inesperada herança que a tornou uma das mulheres mais cobiçadas do Rio de Janeiro. Aproveitando do seu novo status social ela decidiu se vingar do seu "ex-noivo" comprando ele.   

Muitas coisas boas  poderiam ser ditas por mim com relação a esse livro, no entanto, me atenho a falar apenas da história que achei simplesmente maravilhosa. Aurélia com o seu desejo de vingança acaba tornando a vida dos dois num inferno. Onde amor e ódio andam lado a lado. A única coisa que não gosto muito, assim como nos outros, é a escrita. Mais isso é normal, afinal, era outros tempos...

1.1. Novela: Essas Mulheres

Foto retirada do site site essasmulheres.xpg.uol
Essa novela foi produzida pela Rede Record em 2005 e tinha como base três histórias feitas por José de Alencar, que era: Senhora, Lucíola e Diva. Confesso, que gostava de assistir as histórias da Lúcia que acabava virando uma cortesã, da Mila que se apaixonava por um médico negro, mais principalmente, eu amava essa novela por causa da Aurélia que era interpretada pela Christine Fernandes e pelo Fernando que era interpretado pelo Gabriel Braga Nunnes, a química desses dois era perfeita- sem falar que já gostava por ser baseada em senhora né? rs. Para ser adaptado as telinhas foram feitas algumas modificações que permitiram que as três personagens protagonistas tivessem uma ligação. Cabe apontar que a história de "Senhora" era a que tinha mais destaque na trama. Bons atores, fotografia bem trabalhada e uma trilha sonora maravilhosa fechou com chave de ouro essa novela. Uma das minhas favoritas com certeza. 

Para quem não conhece, deixo o vídeo da melhor cena da novela que foi bem fiel ao livro. Amooooo




2. As Pupilas do Senhor Reitor - Júlio Dinis


Romance escrito pelo português Júlio Dinis, As Pupilas do Senhor Reitor teve sua primeira publicação datada de 1867, sendo que em 1866 ela já tinha sido apresentada ao público em formato de folhetim. Sua ambientação é voltada para os aspectos rurais de uma aldeia portuguesa do século XIX. O livro basicamente conta a vida das irmãs Clara e Margarida (Guida)- as pupilas do reitor da aldeia- e os seus envolvimentos com os irmãos Daniel e Pedro.  

Lembro que li esse livro na época em passava a novela- baseada no livro- no SBT. O que chamou minha atenção foi a personagem da Guida. Coitada, ela via o grande amor de infância voltar da cidade depois de muitos anos sem se lembrar dela e ainda ver ele "interessado" na sua irmã Clara, que apesar de ter um algo a mais com Pedro, ou seja, irmão de Daniel, acaba aceitando essas atenções de Daniel. O livro tinha algumas diferenças  da novela mais nada que eu não tenha gostado- se bem que a Guida da novela tem bem mais atitudes do que a do livro. 

2.2. As Pupilas do Senhor Reitor - 1994


A novela foi produzida pelo SBT em 1994 e teve 185 capítulos. Acho que assisti ela em uma reprise em 2007 se não me engano. Apesar de não lembrar muito das diferenças para o livro- além do comportamento da Guida- uma coisa que gostei bastante foi a interação da Débora Block e do Eduardo Moscovis, que na novela fazia o papel de Guida e Daniel, respectivamente. O Juca de Oliveira na pele do Padre Antônio, o reitor das meninas, também foi bem convincente. Enfim, eu super gostei dessa novela mais sei que não é comum vermos pessoas (ainda mais da minha idade) gostando dessa novela ou até mesmo do livro. :)

Abertura da novela que é maravilhosa, essa trilha sonora me arrepia até hoje. Amooooooo!!!!



3. Cabocla- Ribeiro Couto


Cabocla é um romance escrito em 1931 por Ribeiro Couto. Confesso, que assim como As Pupilas do Senhor Reitor, li na época em que passava a novela na Globo. O livro conta o romance de Jerônimo e da Zuca. O primeiro era um jovem estudante da alta sociedade que não pensava muito na vida e que depois de viver uma vida boemia é "obrigado" a passar uns dias no lugarejo de Vila da Mata para se recuperar de uma lesão no pulmão. Lá ele vê sua vida ser transformada depois de conhecer Zuca, uma jovem bonita e simples que apesar de noiva de Tobias, acaba se apaixonando por Jerônimo. 

O livro de Cabocla é bem curto e me encantou de uma forma que tenho um carinho até hoje por ele. Com temática rural ele ao contrário de outras obras com o mesmo tema, não peca em ter demasiadas descrições das paisagens. A forma narrativa é bem simples e até bem direta quando se comparada a outros clássicos da literatura brasileira. Amooooo!!!!

3.1. Cabocla- 2004


A novela Cabocla foi produzida pela Globo em 2004 e teve como protagonistas Vanessa Giacómo e Daniel de Oliveira. Essa versão da história de Ribeiro ao meu ver foi maravilhosa. Que além de ter protagonistas com bastante química-é tanto que se envolveram na vida real-, tinha uma disputa política entre os coronéis da região: Boanerges e Justino que era interpretado pela talentoso Tony Ramos e Mauro Mendonça, respectivamente. Os embates desses dois era maravilhosos, ria demais. Até hoje lembro da entrada... "Quando a luz do céu invade o céu...".

Abertura da novela:

Bom, essas foram as minhas seleções de livros nacionais favoritos que foram adaptados para ás telenovelas no Brasil. E ai, alguém também já leu e gostou de algum desses livros? E as novelas, assistiram? Tem alguma dica de livro e sua adaptação para me dar? Enfim, espero os comentários de vocês. 

Beijos

Gostou do post? Confira também!

19 comentários

  1. Nossa, que post legal :D adorei.
    não sabia que Cabocla tinha livro :OOO

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é baseado em um livro. Muito bom por sinal. *-*

      bju

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Realmente, muitas pessoas tem essa visão dos clássicos, eu também tenho, mas pretendo começar a ler literatura brasileira e tirar um pouco desse meu preconceito.
    Nossa, eu não sabia que Cabocla era de um livro, eu ainda lembro dessa novela e olha que eu era bem pequena.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o "problema" desses clássicos é que eles exigem mais nossa atenção pelo fato de ter uma escrita rebuscada. Se bem que isso não é um problema é só questão de costume, que não temos. :)

      bju

      Excluir
  3. Aiii ... Que post legal !
    "Senhora " é um dos meus livros favoritos , mas não assisti a novela . Já "As pupilas do senhor reitor " e "Cabocla " eu não li o livro mas , assisti as novelas .
    Beijos ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros e novelas foram muito bons pra mim. Espero que você possa ver ou assistir os que faltam. :)

      bju

      Excluir
  4. Eu amo de paixão os clássicos brasileiros. Tinha o maior gosto em ler na escola, mas não sou de ver novelas.
    Uma pena, eu sei, nesse caso.
    Adorei o post.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava de ler também. Confesso que li mais os clássicos por que queria do que por um trabalho de escola por exemplo. :) Tem uns muito bons e outros nem tanto. Kkk

      bju

      Excluir
  5. Oi, Nath

    Eu não sabia que Senhora tinha inspirado uma parte da novela Essas Mulheres...eu não sou muito de assistir novelas.
    Eu lembro que assisti alguns capítulos de Cabocla, a novela era bem leve e rústica, mas não lembro bem da história em si.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas mulheres tinha como base para as tramas principais Senhora, Luciola e Diva que também são obras de José de Alencar. Bons livros que também já li, posso te adiantar que o melhor deles é Senhora, na minha opinião.

      bju

      Excluir
  6. Esse clássico nunca li, mas tenho vontade de um dia ler. :)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Nathalia,
    Adorei o post!
    Gosto bastante da Novela Cabocla e não sabia que tinha um livro - a desligada - vou procurar.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza e Bruna, espero que vocês tenham a oportunidade de um dia ler esses livros que são maravilhosos. Espero que gostem também.

      bjus

      Excluir
  8. Oi, Nath!
    Acredita que nunca li nenhum desses clássicos brasileiros?!
    Só assisti a novela Cabloca, mas na época não sabia que era uma adaptação de um romance.
    Já anotei algumas de suas dicas para ler no futuro.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Sorteio de Aniversário de 1 ano do blog. Particpe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste dessas dicas Eli. Me conta depois o que achou viu? :)

      bju

      Excluir
  9. Nath, Socorrro!

    Eu AMAVA essa novela. Não sou de assistir novelas agora, mas essas de alguns anos atrás pra mim, sim, são novelas. Agora as novelas são um mistura de séries e filmes, mudaram muito! As três historias eram muito boas, só que essa era muito amor! Morria pelos dois, depois quandos eles se acertaram era tudo tão lindooooo!
    Me deu até vontade de assistir de novo.
    Amei o post!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Cintia, acho que você tá falando de Essas Mulheres né? Por suas palavras te entendo perfeitamente...kkk Quando fui fazer esse post e fui olhar uns videos deles, me deu uma vontade de ver novamente a novela...aiai

      bju

      Excluir
  10. Nathalia, quando gosto de uma postagem, às vezes a indico no meu Top Posts... Vc está lá <3

    Dá uma olhada: Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  11. No colégio eu gostava muito de ler livros clássicos, eu era a "diferente" da turma HAHAHAHA

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom ver você por aqui.

.

Marcadores

A obra e suas capas Amazon BestBolso BestSeller Blog Book Tags Cadena de libros Capas de Livros Coleção Rainha dos romances Companhia das Letras Curiosidades De blogueira para blogueira Debate Literário Desafio Literário dicas Editora Arqueiro. Editora Bertrand Brasil Editora Bezz Editora Draco Editora Ella Editora Essência Editora Farol Literário Editora Galera Record Editora Gente Editora Geração Editora Gutemberg Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora Harper Collins Editora Imprensa Livre Editora Intrínseca Editora InVerso Editora Jardim dos Livros Editora Landmark Editora Martin Claret Editora Nova Fronteira Editora Novo Conceito Editora Novo Século Editora Pandorga Editora Paralela Editora Parceira Editora Planeta Editora Record Editora Seguinte Editora Suma de Letras Editora Única Editora Valentina Erótico Espaço Nacional Especiais Estantes de livros criativas Faro Editorial Filmes Harlequin Lançamentos Ler livros de banca também é bom! Literatura Estrangeira Literatura Nacional Livros de banca Livros para se ler no Natal Mais que literatura... Meu Top Música North and South Noticia Nova Cultural Novo Conceito O vento me disse... Promoção Quote Quote da Semana Resenha Resultado Retrospectiva Romance de banca Romances de época Romances Nova Cultural. Série Série Academia de vampiros Série After Série Batidas Perdidas Série Cinquenta tons de cinza Série Crossfire Série Encantadas Série Gabriel´s Inferno Série Marked Série Na companhia dos assassinos Série Noivas da semana Série O Clube dos canalhas Série O protetorado da Sombrinha Série O Teste Série Os Bridgerton Série os Hathaways Série Outlader Série Renda-se Série Sem Limites Sorteios sou noveleira Tag Top Comentarista Vento musical Verus Editora