O vento me disse...#06 - O Presente - Cecelia Ahren

 Livro: O Presente
Autor (a): Cecelia Ahern
Número de páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Skoob: aqui
Compre: aqui
Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha.  Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber...  Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações.  Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.  
A leitura do livro da escritora irlandesa Cecelia Ahren, O Presente (The Gift, titulo original), foi sem sombras de dúvidas um grande presente para esta leitora que vos fala. De ante mão, me atenho ao conselho de que, prepare-se para uma história que ao fim vai te fazer refletir, nem que seja um pouquinho.                      

“Essa história é sobre pessoas, segredos e tempo. Sobre pessoas que, assim como os embrulhos, guardam segredos, escondem-se sob várias camadas, até encontrarem as pessoas que poderão desembrulhá-las e ver o que há por dentro. Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é”. (págs.13 e 14)

O livro teve seu lançamento datado ainda em 2010, sendo que no Brasil, em 2013 pela Editora Novo Conceito.  O livro conta ao mesmo tempo duas histórias, sendo uma narrada em tempo real e a outra sendo contada por estes personagens. Na primeira narrativa, nos é apresentado um menino que, no período das festas natalinas, acaba atirando um peru na janela da casa do seu pai devido o mesmo preferir passar o Natal com a segunda esposa invés de estar com ele. Por esta “travessura” o mesmo acaba indo parar na delegacia, onde estão os policiais Jéssica Raphael.


Raphael O´Reilly é o responsável por narrar ao menino à segunda história da trama, que descreve a história de um homem rico e muito ambicioso que viu sua vida mudar e não foi muito feliz em suas atitudes. O que Raphael quer mostrar ao menino é que devemos pensar antes de tomar determinadas atitudes e que as mesmas podem trazer consequências bastante desagradáveis.

Esse personagem da narrativa do Raphael se chama Lou Suffern, um homem que vive sempre pensando em algo para se manter ocupado, que sempre desejou estar em dois lugares ao mesmo tempo, que tem como objetivo de vida uma promoção no trabalho. Amigos, esposa, filho, parentes? Estão em páginas bem cinzas de sua vida.
Em um belo dia ele acaba conhecendo uma pessoa bastante peculiar, Gabe, um mendigo que possui um senso de observação bastante aguçado e isso acaba despertando a atenção de Lou. Este, pensando em se dar bem no trabalho, o contrata para que possa usar esse olhar aguçado em seu favor nos negócios.

Com o passar do tempo Lou começa a notar que coisas estranhas acontecem e que Gabe está diretamente ligado com esses acontecimentos. E eis que nestes fatos o mesmo recebe um presente que ele sempre quis ter e que na verdade, é um presente para nós leitores.

“O tempo é mais precioso que ouro, mais precioso que diamantes, mais precioso que petróleo ou quaisquer tesouros. É o tempo, o que nunca temos em quantidade suficiente. É o tempo que causa guerra dentro dos nossos corações. Devemos usá-los com sabedoria”. (pág. 317)

Sim, um presente, pois é através desse personagem- que infelizmente não tem final feliz- que vamos refletindo como nós seres humanos damos valor para coisas tão insignificantes nas nossas vidas e que, não temos a devida consciência de que não podemos voltar no tempo e aproveitar os momentos que realmente são importantes.

A Cecelia criou uma história realmente cativante e que ao tempo que faz o personagem do menino refletir, também nos faz pensar, sobre as emoções que o personagem de Lou aflora durante a leitura. Por isso super indico esse livro.  Tenho certeza que O Presente é um grande presente para se dar a quem se gosta.                                                                                           
                               
Quer quiser comprar o livro, tá um preço super barato na americanas.com.br, além de uma história linda, você vai ter um livro bem cuidado. Como podemos ver nas fotos. 

Até a próxima!


2 comentários :

  1. Oie amore... sabes que nunca li nada da autora..
    mas sou bastante xonada pelo filme do ps eu te amo...
    gostaria muito de ler um dia
    beijos enormes
    http://cantodadomino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar desse livro não ter como base o romance é daqueles que faz a gente refletir, sabe???

      Beijos!!!

      Excluir

Uma das coisas que mais incentiva uma blogueira é saber o que estão pensando sobre o seu trabalho. Por isso seu comentário é IMPORTANTE. É com ele que vou saber se estou indo pelo caminho certo. Criticas positivas? são mais que aceitas. Criticas negativas? também, só peço que seja feita com respeito. Esse é um espaço para trocar ideias e espero ver você por aqui.