Novidades - Tag nova no blog



Gostaria antes de tudo apresentar uma nova tag que criei para o blog e que será presença constante por aqui, ela se chama: Ler livros de banca também é bom!

Criei essa tag por uma série de motivos sendo o principal deles, mostrar que livros considerados de banca também possuem boas histórias e merecem ser lidos. Já vi muitas e muitas pessoas com um julgamento preconceituoso com relação aos romances de banca, não vou entrar em detalhes, pois tenho certeza que é um ótimo assunto a ser discutido em outro post. Mais antes de tudo, existe algumas coisas que você deve saber sobre esses tipos de livros:

Primeiro: Não procure por histórias mirabolantes, por exemplo, onde você tem que ligar a história do personagem tal, com o outro personagem que não pode ficar porquê este tem certas coisas que o impedem de ficar com sicrano e com outro fulano, sendo que este é de um mundo distópico, diferente da realidade e assim por diante. Coisas desse tipo, entendem? 

Segundo: As histórias são simples e são ROMANCES, por isso, esteja ciente de que a base dos livros é o envolvimento amoroso de personagens;

Terceiro: Dependendo dos livros que você encontrar, pode ser que o mesmo venha faltando algumas partes, por tanto, não se assuste (coisas de editora) e;

Quarta: Geralmente (notou o que eu disse né? não estou generalizando) as mocinhas sofrem um bocado nas mãos dos mocinhos (ou seriam vilões em alguns casos? hehe), que as vezes chamamos carinhosamente de ogros (adorooo).

Depois desses pequenos lembretes, deixe-me frisar mais umas 'coisitas': esses livros foram feitos para entretenimento e como tal, muitas gostam do jeito que eles são, ou seja, com sua leveza e simplicidade. Por mais que na vida “real” não concordemos com uma ou outra situação mostrada no mesmo e até com algumas capas (que são totalmente brochantes..kkk) .

Sobre a qualidade da escrita às vezes a culpa não é nem da escritora e sim da editora que editam em demasia a história pra que ela caiba no formato. E quer saber mais? Muitas das escritoras que tiveram seus primeiros livros publicados no Brasil em formato banca agora estão tendo seus livros publicados no formato livraria. Que o diga Julia Quinn e a grande Nora Roberts. 

Depois disso tudo você me pergunta: Quer dizer agora que só tem livros bons? Claro que não. É realmente notável a quantidade de livros que simplesmente ficamos... –que me*** é essa!? Entretanto, o problema está no fato de que por causa de uns, outros pagam, gerando aqueles comentários que tenho certeza que você que leu já deve ter escutado por ai.

Não estou dizendo aqui para você deixar de ler livros que você compra numa livraria para ler livros de banca. E absolutamente, não estou aqui pra ser a dona da razão. Só estou abordando um assunto da qual eu vi e que me surpreende até hoje.

Afinal, isso nada mais é do que um preconceito literário. Que se for parar pra pensar é disparado por todos os lados. Por que, se os que leem livros de banca sofre preconceito pelos que leem livros de livraria, estes também sofrem preconceitos de uma minoria metidos a "intelectuais", que falam (metem o pau mesmo) dos livros que a geração mais jovem consome atualmente.  Para esses “intelectuais”, bons livros são aqueles clássicos, de autores de renome e tal. E assim mantêm-se um ciclo vicioso, onde ninguém sai ganhando (só o preconceito). Ao tempo em que me questiono: – O que é que define se um livro é bom ou é melhor do que o outro? 

Enfim, acho que essa é outra questão que pretendo explanar em algum outro post aqui no blog, mais voltando ao assunto, é isso. Vamos ser mais tolerantes e não julgarmos o livro apenas pela capa ou por uma "maça" podre no meio da macieira.

E sabe de uma coisa? Se você leu o que eu escrevi até aqui e nunca leu romances desse tipo ou quer saber um pouco mais deixa te dar uma dica. Existe um site na web chamado adoro romances, ele é o mais completo site brasileiro desse gênero, antes de ler um livro por que tu não dá uma passadinha por lá e olha o que as meninas pensam sobre o livro? Lá é uma ótima fonte pra quem quer conhecer mais sobre esses livros.

E foi com este pensamento que decidi criar essa tag aqui no blog, onde irei dar indicações de livros, ou melhor, de BONS livros de banca. Afinal, nada mais perfeito do que a opinião de alguém que já leu e sabe o porquê que um livro merece ter a oportunidade de ser lido e quem sabe comprado.

Amanhã irei postar a minha primeira dica, mais antes, gostaria de mostrar o banner (simples mesmo...rs) que criei. 

Até a próxima!

0 comentários :

Postar um comentário

Uma das coisas que mais incentiva uma blogueira é saber o que estão pensando sobre o seu trabalho. Por isso seu comentário é IMPORTANTE. É com ele que vou saber se estou indo pelo caminho certo. Criticas positivas? são mais que aceitas. Criticas negativas? também, só peço que seja feita com respeito. Esse é um espaço para trocar ideias e espero ver você por aqui.